quarta-feira, 18 de maio de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)

SER PROFESSOR: MISSÃO OU PROFISSÃO?

Por prof. Goretti Guerreiro (foto)

Na minha caminhada de ser e ainda estar professora, confesso que não é fácil. Em nossas mãos, frações de tempo e espaço recebemos seres pensantes, com imaginações férteis e múltiplas inteligências, em qualquer faixa de idade ou nível de ensino. A responsabilidade não tem como mensurar, precisa-se de vocação, amor e exclusividade.

Hoje é rapidez, um tempo de mudanças, novas tecnologias, pesquisas, e, para que aconteça a parceria com essa evolução, o cotidiano de nós professores exige determinação, que sejamos pesquisadores, atuantes, e de certa forma coerentes em relação às responsabilidades que deverão surgir além da profissão.

Leila Bambino, Educadora e Psicopedagoga Clínica, escreve dez mandamentos do professor. Muito importante quando cita a questão de planejar a aula; valorizar o conhecimento prévio do aluno; pesquisar e estudar para ensinar bem e com segurança; colocar-se no lugar do aluno; descobrir as dificuldades; diversificar o método de trabalho; não ficar com dúvida, ser humilde, procurar ajuda; e aprender a registrar as coisas boas que realiza em sala e divulgar sempre!

Não é só olhar, mas enxergar a dimensão do conhecimento inserido na educação, esta que ocupa todos os lugares, reflete a essência do saber, e deixa registro durante a caminhada, tanto no professor como no aluno. Então, se deixamos marcas, nada melhor que elas sejam edificadoras, lembradas com saudades e sabedoria.

Hélio Valério da Silva, em seu artigo, SER PROFESSOR É SABER ENSINAR? ele diz: (...) É importante saber que, dentro de sala e fora dela, o professor é alguém em quem o aluno se espelha, uma vez que este é (ou deveria ser) o seu mais concreto exemplo de sabedoria, de caráter e, por que não, de heroísmo.

Você decide: Ser professor é missão ou profissão?

# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.