segunda-feira, 30 de maio de 2011

Uma homenagem a uma grande mulher chamada Timinha!

Eutímia Moreira, nossa eterna Timinha

Sempre vivemos no meio do catolicismo em Icó (CE). Passamos a nossa infância praticamente sob os ensinamentos católicos de nossa querida avó materna, que já partiu dessa para uma vida melhor, Rita Farias de Alencar, casada por mais de 50 anos com um dos maiores comerciantes que este município já teve, Raimundo Roberto de Alencar, que também foi vereador na década de 1960.

Quando criança, uma de nossas obrigações era sempre participar dos eventos católicos do município de Icó, rico por possuir belos templos, como a Igreja de Nossa Senhora da Expectação, a nossa Matriz.

E um desses eventos é realizado até hoje. Trata-se da coroação de Nossa Senhora da Expectação, justamente na Igreja mencionada acima. É a maior coroação de Icó, a mais tradicional e que reúne com maior entusiasmo toda a sociedade icoense.

Por muito tempo foi organizada pela brilhante educadora Eutímia Moreira (foto), ex-diretora do Colégio Senhor do Bonfim. Carinhosamente chamada por Timinha, era dona de uma voz emplacável, que nos enchia de emoção toda vez que chegava o mês de maio, quando se iniciava os ensaios da coroação, bem como as festividades em homenagem a Nossa Senhora.

Pelas suas mãos passaram várias meninas e que hoje os seus nomes estão registrados nos anais da coroação de Nossa Senhora em Icó. Aqui, registramos alguns nomes que tiveram o privilégio de coroar esta santa que, diga-se de passagem, é a padroeira da nossa terra. São elas: Juliana Alencar (sobrinha de Sandra Mota), Mohanna Peixoto (hoje evangélica), Rebecca Sá (sobrinha de Delmiro Sá), Oriana Barreto (filha de Lúcia Barreto), nossa mãe Ana Farias Xavier/Naninha (a primeira "coroante" morena de Icó), Joana D'arc (filha de Edvalda Peixoto), e tantas outras.

Naquela época, era uma festa só, quando se anunciava o nome da "coroante do ano". E para ser uma delas algumas regras eram impostas pela brilhante Timinha. Hoje, a coroação virou algo tão comum, que qualquer garota pode coroar Nossa Senhora, o que não acontecia antigamente sob a bastuta de sua ex-organizadora, hoje no céu.

O Blog faz esta pequena homenagem para lembrar um pouco sobre uma pessoa que fez história em Icó e para lembrar o mês de maio, que se confunde com toda a história dessa mulher guerreira e cheia de amor no coração, que nos deixou com saudades, mas confortados de que está num plano muito melhor do que todos nós estamos.

Saudades é o que sentimos! Que a coroação de Nossa Senhora da Expectação neste ano de 2011 seja motivo de alegria, assim como sempre foi nos tempos de outrora e que teve a professora Timinha, por muito tempo, como a sua grande baluarte.

Viva Timinha! Viva Nossa Senhora da Expectação!