sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mais uma sobre a Secretaria de Cultura e Turismo de Icó

Sobrado do Canela Preta, onde funciona o Núcleo de Música de mesmo nome, atualmente vem sofrendo com a má administração. Com poucos recursos, o órgão vem caminhando a passos lentos. E quem sofre são as crianças e jovens do projeto

É triste assistir a situação de abandono em que está a Secretaria de Cultura e Turismo de Icó. Nada é feito para mudar. Nenhum projeto é implementado. Nenhum edital é divulgado. E nada de apoio é dado para os grupos que ora fazem a área cultural da terra icoense.

Infelizmente, não temos o "poder da caneta". Somente o prefeito Marcos Nunes (PMDB) pode destituir secretário A ou B. O que podemos fazer é alertar e isso estamos fazendo há quase dois meses.

A verdade e não cansamos de dizer é que a equipe da secretária Jequélia Alcântara está muito acomodada, sem perspectiva de melhora. Não inova em nada, não tem criatividade e a pasta da cultura e turismo vivendo de parcos recursos pelo simples fato de que não há esforço para angariar verbas em órgãos competentes, como União e o Estado, além de bancos privados.

No cargo desde 2005, a secretária não tem nenhuma ideia que satisfaça os anseios da maioria da população, a não ser realizar a mesma coisa que outros secretários antecessores fizeram, como a preservação do patrimônio histórico. Mas isso é muito pouco para o tamanho da demanda. Não queremos que faça somente "o mesmo do mesmo". Queremos ideias inovadoras, assim como existe em Sobral e em outras cidades, onde a cultura é feita de fato e de direito.

Nenhuma ideia é colocada em prática. Não existe tino administrativo por parte da secretária, que diga-se de passagem, está muito aquém de Getúlio Oliveira, primeiro secretário de Cultura e Turismo, e de Lindomar Borges, quando ainda a pasta era somente uma extensão da Secretaria de Educação.

Não durma no ponto, prefeito! O diálogo se faz necessário. Quem avisa, amigo é! Se não pode demitir por conta de aliados, pelo menos, chame para uma conversa e reverta esta situação, que já chega a ser vexatória.

Só não durma com o inimigo!!!