terça-feira, 3 de maio de 2011

No dia mundial da liberdade de imprensa, clamamos por mais transparência no governo municipal de Icó

Ficamos informados através do site Icó é Notícia de que a Prefeitura Municipal de Icó tem até a data do dia 27 de maio de 2011 para colocar no "ar", detalhamente, as contas públicas em tempo real na Internet.

A determinação desse prazo é uma exigência da Lei Complementar 131/2009, a chamada Lei da Transparência, onde fica a União, Estados e Municípios obrigados a apresentarem detalhadamente as contas públicas em tempo real na Internet.

Este prazo é para os municípios que possuem entre 50 e 100 mil habitantes. Nesse caso, o município de Icó faz parte e terá que colocar no "ar" seus respectivos espaços online.

É um mecanismo excelente de controle para que a sociedade fiscalize os atos de governo. Esperamos que a Prefeitura Municipal de Icó cumpra o prazo para o bem da coisa pública. Afinal, a população necessita de uma administração mais transparente.

Já em relação...

Ao site da Prefeitura Municipal de Icó que nos últimos meses está fora do "ar" e em manutenção, só temos a lamentar.

Quando fomos assessor de imprensa no período de outubro de 2007 a maio de 2008, em pouco tempo implantamos o site do município de Icó em parceria com a Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece). Era um mecanismo atualizado todo dia e lá a população poderia encontrar assuntos de interesse de todos, como ações do prefeito de então, eventos, nossa história, tributação, equipe de governo, etc.

Além do site, que nunca ficou em "manutenção" durante este período, tínhamos uma página paga e não era tão "barata" assim, no Jornal Folha do Salgado, onde nós mesmos redigia esta página. No Diaŕio do Nordeste, jornal de grande circulação no Ceará, tínhamos um "informe publicitário", redigido por nós e publicado toda segunda-feira. Saia da Prefeitura em torno de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) por mês para termos este mecanismo, o que era bom para o município de Icó. Quanto mais divulgação, melhor! Hoje, não temos mais.

Diariamente, um release (sugestão de pauta) das ações da Prefeitura Municipal de Icó era distribuído nas três rádios da cidade (Icó FM, Brasil FM e Papagaio FM), no jornal Folha do Salgado e em cada gabinete de cada um dos secretários municipais de outrora.

Possuíamos um fotógrafo só para as ações da nossa assessoria, sempre estávamos acompanhando o prefeito em suas solenidades, além de sempre "perambular" entre as secretarias municipais em busca de notícias. Tínhamos uma parceria com os donos de lan house, onde cada um divulgava o site da Prefeitura Municipal em suas páginas iniciais de cada computador e em troca divulgávamos suas logomarcas em nosso site.

Enfim, até confraternização com a imprensa nós fizemos, onde abrimos as portas do gabinete do prefeito para receber os profissionais. Está aí Getúlio Oliveira e Wilton Menezes que não me deixa mentir, os dois representando o Jornal Folha do Salgado e Rádio Brasil FM, à época, respectivamente.

A imprensa é o sustentáculo da democracia. E hoje (03), no momento em que comemoramos o dia mundial da liberdade de imprensa, achamos interessante divulgar estes assuntos para dizer que falta organização na Prefeitura Municipal de Icó. Pasme, leitores! Nem assessor de imprensa o prefeito Marcos Nunes (PMDB) possui. Pelo menos não temos conhecimento. O que acreditamos ser uma falta de respeito com os profissionais de imprensa de Icó. É por isso que não existe transparência e diálogo com os jornalistas e radialistas.