sexta-feira, 27 de maio de 2011

Em Icó, inversão de prioridades é uma constante. Veja!

Prefeito Marcos Nunes e o cantor Leonardo, durante o Forricó 2010

Na semana em que o município de Icó foi apontado pelo governo estadual como o terceiro pior em educação do Ceará, vem o prefeito Marcos Nunes (PMDB) para anunciar, através de seu twitter, três festas gratuitas em um período de sete dias.

As festividades fazem parte da abertura do Circuito das Águas, no Distrito de Lima Campos, a ser realizado na noite dessa sexta-feira (27), cujo projeto esportivo é oriundo do Governo do Ceará. A banda contratada é Forró Moral. Além das inaugurações das praças do BNH, na próxima segunda-feira (30), com Toca do Vale, e do DNER, no dia 03 de julho, com Vicente Nery e Cheiro de Menina.

Se sobra recursos para festas, falta para investimentos essenciais, como educação. E o resultado está aí para todo mundo ver. O município de Icó ficou em terceiro pior no acompanhamento Spaece/Alfa, que avalia os índices educacionais dos municípios cearenses, ficando atrás de Umari (1°) e Acarape (2º), na lista dos piores.

Fora isso, o município peca por omissão em outras áreas, como habitação (nenhuma casa construída nessa gestão), em saúde (com índices de dengue altíssimos), em cultura e turismo (morosidade na reforma da Casa de Cultura, patrimônio histórico, sede da Secretaria de Cultura e Turismo e que parte de sua estrutura desabou recentemente), na ação social (nenhum projeto relevante próprio, apenas os dos governos federal e estadual) e no desenvolvimento econômico (nenhuma indústria instalada).

Mas, para festas e mais festas, o dinheiro público, em Icó, sempre é bem empregado. Que o diga o Forricó 2011, já anunciado com toda pompa e com as melhores e mais caras bandas de forró, além de cantores renomados como Léo Magalhães e Raimundo Fagner.

Só no Icó, as prioridades são invertidas. E os mais pobres passando necessidades e sem assistência do poder público. É hilário!