quarta-feira, 25 de maio de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)

O PROFESSOR DEVE PREPARAR SUA AULA?

Por prof. Goretti Guerreiro (foto)

Ao preparar sua aula, o professor inicia seus ensinamentos com qualidade e coerência. Não importa o tempo de magistério, não se trata de insegurança em relação à disciplina, mas de princípios de organização, revisão e direcionamento de conteúdos. A nossa mente "caixa preta", contém inúmeros registros, atividades que se acumulam no cotidiano profissional, pessoal, e estar sujeita a falha, originar um "branco" ou esquecimento mais profundo, durante alguma apresentação.

Como evitar esses transtornos e principalmente o professor? A melhor indicação estar em preparar a aula, ou seja, elaborar o Plano de Aula, considerado como o melhor instrumento do professor, para que ele possa abordar o assunto temático e específico em sala de aula; escolher as estratégias que viabilizem o processo do ensino e aprendizagem; observar o tempo e espaço necessários para a exposição; elaborar as atividades as quais serão solicitadas de acordo com o conteúdo programático, enfim se trata de uma previsão do que se vai ministrar, porém existe a questão da flexibilidade.

O improviso pode acontecer, mas não combina com responsabilidade, com a interação didática, e de que sempre se acerta. A preparação estar presente em todos os segmentos profissionais, como também a pessoal e do ambiente, para se chegar a um bom resultado.

Quando se relaciona a Educação, Sala de aula, Professor e Aluno, esse ambiente deve estar harmonioso, preparado, com a presença de espírito criativo e crítico, para que aconteça o equilíbrio entre ensino e a aprendizagem. O professor que se prepara ele estar capacitado para ensinar bem e com eficiência.

# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.