domingo, 29 de maio de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Esporte)

O imbatível Barça!

Por Kleber Lucan (foto)

Sublime, espetacular, maravilhoso. Esses são só alguns adjetivos a serem acrescentados na arte que o time do Barcelona nos proporcionou nesta tarde de sábado (28). O jogo começou com o Manchester em cima, foram 10 minutos de uma pressão falsa. Doce engano para os ingleses. Particularmente para mim o United era a única equipe que poderia fazer frente ao Barcelona. Mero engano...

Hoje estou convencido, esse time catalão chega ao mesmo patamar de equipes lendárias como o poderoso Benfica, do pantera negra Euzébio ou o espetacular time santista que contava com o maior de todos os tempos, o Rei Pelé.

A taça da Liga dos Campeões está nas mãos certas, do melhor time do MUNDO, não é exagero, um time que joga por música, que relembra e demonstra por que o futebol é o esporte mais emocionante do mundo.

Muitos comentaristas esportivos afirmam que muitos times fazem escola e adquirem uma identidade própria no seu estilo de jogo. O Barcelona chegou lá.

Com um time voltado para o ataque, que joga pelo resultado e pelo espetáculo. O time espanhol joga apenas com um volante, que sai bastante para o jogo e com dois zagueiros que sabem e muito sair jogando, sem falar nos laterais que tem como principal função o apoio ao ataque. Não posso esquecer-me de falar dos dois maestros que regem o meio de campo deste super time. Muitos poderiam dizer, e a marcação? E eu respondo, a marcação começa lá na frente todos os jogadores marcam e ocupam os espaços, não é preciso jogar com três volantes brucutus para fazer com que o time marque. Poucas vezes vi uma equipe mostrar tantas qualidades em diversos setores do campo, o Barcelona ataca muito bem, tanto pelo meio quanto pelas pontas, defende de forma sublime. Resumindo o Barça é o time mais compacto e completo do mundo.

Mais como todo time legendário precisa de um diferencial, o Barcelona não é diferente, a grande diferença se chama Lionel Messi. O camisa 10 mostrou mais uma vez porque é o melhor do mundo, ninguém exerce tão bem a condução da bola quanto o argentino. Messi mostrou nesse sábado que é um craque, que nas horas mais decisivas não se esconde. Messi como muitos dizem é o cara!

# Currículo - Kleber Lucan é uma das jovens promessas do jornalismo esportivo no Ceará. Coordenou o setor de Jornalismo da TV Janela - ONG que trabalha com crianças e adolescentes do bairro Planalto Ayrton Sena, periferia de Fortaleza. Foi redator do portal CNews, da TV Cidade, afiliada da TV Record no Estado e hoje é assessor-estagiário da Secretaria Executiva Regional III, da Prefeitura de Fortaleza, e editor do site O Boleiro. Ele escreve nesse espaço todo domingo, sempre abordando o tema "Esporte". Seu twiter é o @kleberlucan. Siga-o!