segunda-feira, 9 de maio de 2011

Câmara Municipal de Icó, uma interrogação (?)!

Quando os vereadores de Icó convocarão os secretários municipais para uma audiência pública ou para simplesmente falar sobre suas pastas? Infelizmente, não temos esta tradição política na Câmara Municipal.

Tem secretário que precisa urgentemente prestar contas de suas ações governamentais. É o caso da secretária de Cultura e Turismo, Jequélia Alcântara, que nada faz, nada aparece e nada é transparente em uma pasta importante, do ponto de vista social.

Seria interessante algum vereador da base de oposição tentar aprovar um requerimento com o intuito de convocar a secretária. Só assim, iremos saber um pouco sobre as ações desenvolvidas. A dúvida fica por conta se os sete edis da base de apoio do prefeito Marcos Nunes (PMDB) ficarão a favor do requerimento. Mas quem não deve, não teme, já diz o ditado popular.

É comum em termos de Estado do Ceará ocorrer convocações de secretários estaduais perante a Assembleia Legislativa. E eles atendem da melhor maneira possível, inclusive vão embasados e com números reais apresentados na base de slides.

É assim que é feito o trabalho parlamentar em qualquer poder legislativo que se preze. Por que não ocorrer em Icó?

E não dizemos somente em relação a secretária Jequélia Alcântara. Outros auxiliares também deveriam ser convocados. É o caso do secretário de Esporte e Juventude, Haroldo Nunes, para explicar a demora nas obras do Estádio Peixotão, por exemplo. Se é que existe mesmo trabalho nessa pasta.

A realidade é que a nossa Câmara Municipal é fraca. E os vereadores que a compõe não ficam atrás, com honrosas e raríssimas exceções. Precisam ser mais atuantes para o bem do município.

Esperamos que com a criação do site oficial do poder legislativo de Icó, já no "ar", porém com muitas páginas em "construção", a Câmara de Vereadores seja mais transparente e faça o seu dever de casa. Aqui, passa a convocação urgente de alguns secretários municipais. O Icó clama por isso.

A propósito: Há que horas as comissões técnicas da Câmara Municipal de Icó se reúnem? Na hora da sessão, nas quintas-feiras, à noite? Há quanto tempo, um vereador realiza uma audiência pública para debater, por exemplo, a educação no trânsito? E qual o último projeto de lei ou de indicação, um vereador contemplou o conjunto da população, sem ao menos ser instalação de telefone público, energia elétrica ou título de cidadania? E também nome de rua ou praça?

São respostas que o Icó quer saber.

Avante, Júnior Dantas (o presidente), Iatagãn Matias, Flamarion Pereira, Edjalma Moreira, Marconiêr Mota, Ricardo Nunes, Maria do Cal, Ítalo da Paz, Gilberto Barboza e Evandro Juvino.

Vocês foram eleitos para dar satisfação ao povo e trabalhar para eles. 2012 se aproxima!