segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tucanos icoenses não comparecem na Convenção do PSDB. Ausência é sentida!


No último sábado (14), o PSDB cearense realizou mais uma convenção. Dessa vez, o evento aconteceu em uma casa de forró, no Kangalha, muito famosa do público forrozeiro de plantão.

O acontecimento registrou a ausência de nomes de peso do PSDB de Icó, como noticiou o site Icó é Notícia. O ex-prefeito Quilon Peixoto Farias, presidente do partido local, não compareceu, nem o seu filho, o atual vice-prefeito Charles Peixoto, também integrante da legenda. Por sua vez, o único vereador do PSDB de Icó, Gilberto Barboza, também se ausentou do evento.

São os três nomes fortes do partido atualmente em Icó. Os dois primeiros fazem parte da base aliada do prefeito Marcos Nunes (PMDB). Desde 2008, estão juntos, mas já foram ferrenhos adversários em épocas passadas. A união pelo o Icó foi o mote da campanha municipal anterior.

Já o vereador Gilberto Barboza não segue a orientação do partido e faz oposição ao atual modelo de gestão da Prefeitura Municipal de Icó, tanto politicamente, como de ordem familiar. É um dos três parlamentares oposicionistas.

O que se sabe é que o PSDB de Icó vem passando por momentos difíceis. Hoje, é um partido de aluguel, nas mãos de algumas pessoas que só querem se beneficiar eleitoralmente, visando seus próprios interesses pessoais. É um partido fraco, do ponto de vista de organização e coerência.

E há muito tempo que o PSDB de Icó não segue a orientação do partido em nível estadual. Foi assim na eleição de 2010, quando os tucanos icoenses não apoiaram o candidato ao Governo do Ceará Marcos Cals, eleito presidente estadual da agremiação.

Esta atitude dos tucanos icoenses nos faz crer de que querem deixar o partido, muito provavelmente para se hospedarem mais próximos do poder. Afinal, ser governo é muito melhor e hoje o PSDB do Ceará está na oposição ao governo Cid Gomes (PSB). Ou melhor, ainda estão aprendendo a ser oposição, já que passaram 20 anos a frente da administração estadual.

Mesmo com a ausência dos tucanos icoenses, foram registradas duas presenças de personalidades políticas de Icó. O ex-prefeito Jaime Júnior (DEM), aliado de Marcos Cals, compareceu a Convenção do PSDB, além do jovem acadêmico de Direito, Victor Luiz, um dos pretensos candidatos a vereador de Icó nas próximas eleições.

# (Com informações e foto do site Icó é Notícia).