quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dependentes químicos tomam conta do Largo do Theberge, em Icó

CAPS de Icó peca por omissão

Quando falamos aqui sobre o fraco desempenho da Secretaria de Cultura e Turismo de Icó é porque temos realmente o que criticar.

Dessa vez, chega-nos mensagem enviada ao mural da rádio Brasil FM, a líder de audiência em todo o município de Icó, do sertão à cidade, de uma ouvinte reclamando da falta de preservação e de segurança na praça do Largo do Theberge, mais especificamente em frente a antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde hoje funciona o gabinete climatizado da secretária Jequélia Alcântara.

Vale frisar que um ambulante que vende lanches na praça confirmou tudo, portanto, é a pura verdade. Os fatos estão aí bem nítidos para quem quiser comprovar. Vamos a mensagem da ouvinte:

"Rubens, meu amigo, gostaria de fazer um apelo a você. Para que se possível pedir ao prefeito que coloque iluminação aqui na praça em frente a antiga cadeia. Peço a polícia também para fazer uma vistoria todas as noites, pois aqui não tem quem aguente os drogados. Está uma verdadeira baderna, abandonada. Nós aqui das ruas dr. Inácio Dias e Des. José Bastos, não aguentamos mais. Grata com a sua ajuda".

É triste ver esta situação. Claro! A Secretaria de Cultura e Turismo de Icó não tem nada a ver com a falta de segurança no local. Mas tem a ver, sim, em procurar ver uma solução para tirar estes dependentes químicos do espaço público. Afinal, é a maior praça da América Latina e tombada como patrimônio nacional. Cabe, ainda, a secretária Jequélia Alcântara procurar o responsável pela iluminação pública para colocar mais energia ao redor do Largo do Theberge. O pior de tudo é porque as secretarias municipais não trabalham interligadas. Daí, o caos instalado.

A ouvinte complementa a mensagem:

"Rubens meu amigo, esqueci de lhe dizer que os drogados passam o dia e a noite na praça em baixo das mangueiras. Usam maconha e crack, são jovens (mulheres e homens de 16 à 18 anos, às vezes até mais novos). Sem contar que eles causam brigas entre eles mesmos. Peço mais uma vez ajuda para as autoridades de Icó. Estamos com medo e sem segurança. Espero que eles façam alguma coisa!".

Prefeito Marcos Nunes! Reforce a Guarda Municipal em alguns locais de Icó, como o Largo do Theberge e envie um projeto de Lei para a Câmara Municipal criando a Secretaria de Segurança Pública do município para que a mesma trabalhe integrada com as polícias oficiais (Civil, Militar e Ronda do Quarteirão). Seremos o primeiro a elogiar esta iniciativa!

É tão simples! Basta força de vontade e política. Siga o exemplo de Juazeiro do Norte, que já criou a sua Secretaria de Segurança Pública. Em Sobral, foi nada mais, nada menos, do que o atual secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, cel. Francisco Bezerra, que implantou a Guarda Municipal desse município da região Norte. Hoje, é um exemplo para todo o Brasil.

Falta gestão e gerência administrativa. Infelizmente, o prefeito está durmindo com um monte de inimigo. Reflita e veja o que está errado. Não adianta beneficiar aliado A ou B, em detrimento da maioria da população. O Icó merece um governo competente. Pelo menos, se espelhe na administração de seu irmão. Tem muita gente boa por aí que quer lhe ajudar. Pense nisso!

Só lembrando: E ainda tem gente que nos critica devido as críticas ao governo municipal de Icó. Quando criticamos é porque defendemos pessoas do povo como esta ouvinte da rádio Brasil FM. Este é o dever do jornalismo.