domingo, 29 de maio de 2011

Analisando alguns projetos que fizeram pra mim*

Pra começar, vou logo explicando um verso ambíguo em Mudança Absoluta: É pão da padaria espiritual, mah. Dá-se o pão de cada dia assim é como dá o peixe pra quem tem fome e esconder a vara pra se pescar no dia seguinte.

"A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte."


Diversão se tem. Adoooooro!!! Eu gosto muito de chegar na minha cidade querida e curtir uma festa. Isso é ótimo. Mas é só isso, cara. Poxa, vamos mudar esse repertório, irmão. Acaba as festas no Icó parece que acaba tudo.

Eu até poderia fazer minhas críticas sobre os motivos das próximas comemorações, mas eu estaria enfrentando uma galera que conseguiu o que queria quando exaltava o "desenvolvimento" do Iguatu do que diz respeito as suas belas praças. Tinha gente que saia do Icó pra ir ver as luzes de Natal de lá já que as nossas eram vergonhosas.

Ahh...não vou me aguentar...vou falar... que venham as reações. Num foi pra mim?!. Né meu também?! ...Então pronto...

Sim as praças são bonitas. Mas isso só enquanto são novidades pro povo que carecia disso: de novidades. Tudo ali é temporário. Não digo que são descartáveis porque, por exemplo, se aquela cerâmica Copacabana estivesse revestindo o piso de um banheiro, ela duraria muito mais tempo do que a céu aberto numa praça.

E outra, gramadinho verde é lindo e fofinho, mas o custo de manutenção disso vai fazer com que, em breve, ele seja esquecido e vire mato. E se não for esquecido, eu sugeriria que o nome daquela avenida mudasse pra Avenida Blush, ou Av. Rímel.

Se eu fosse mais veterano no assunto eu diria com segurança que aqueles projetos cairam de um disco voador. Assim oh: Puff!! Tem um site que diria Porra, Arquiteto vamos projetar pra realidade do lugar. Ladrilho Copacabana ali? O Burle Marx teria morrido de desgosto.

Tecnicamente falando, pra quem conhece a interface do AutoCAD seria tipo: dá um SC [scale] no objeto a se ajustar; seleciona o ponto; dá um R [reference]; clica nos extremos da circunferência dos balões (rotatórias)... e pronto...

Manda Plotar; Faz a planilha de orçamento; Fecha o canteiro com tapumes; Usa os tapumes pra politicagem; aplica material de primeira (primeira opção da lista de custos) ; executa a obra; Faz um festa; Alegria geral, Felicidade da massa.

Se fosse um professor meu analisando esses projetos ele diria: Comece pelo papel e termine com o SketchUp.

E a galera nem se teve trabalho de estudar a proporção do busto do maior ícone religioso do estado. Pobre Padim Cíço. Eu tinha era pena do cara que fez isso com o Senhor, se Virgulino Ferreira da Silva ainda estivesse vivo.

Enfim, espero que entendam minhas críticas. Não critico o modo de projetar do arquiteto, acho que ele tem capacidade suficiente pra fazer projetos melhores que aqueles. Só que ficou claro que ele atendeu seu cliente, confundiu o investidor, e menosprezou o público alvo daqueles projetos que é o nosso povo.

Mas... "Quem não tem colírio usa óculos escuros..."

O melhor é que tudo acaba em festa... e vamos pro Forrozão!!!

Vixihh dá pra mim ir não. =/. Tenho que terminar os projetos finais desse semestre principalmente para não correr risco de, quando eu estiver formado, esquecer a essência da nossa profissão e abrir mão da minha satisfação sobre a qualidade do meu projeto para gozar do lucro que ele me trará após um acordo.

O Porta-Bandeira, sem ironia, ficou massa.

_________________________________
* Texto escrito pelo icoense Pedro Lucca - Estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFC - publicado em seu blog "Flagrando-me disperso"