sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sobral foi transparente. E o Icó? A Cultura vai perder 12,5 milhões?

Veja o que foi publicado no Blog do Eliomar, um dos maiores sítios do Ceará e um dos melhores jornalistas cearenses, no dia 08 de outubro de 2009. Portanto, há quase dois anos.

"Áreas tombadas de Icó e Sobral terão fiação aérea internalizada

O governador Cid Gomes (PSB) anunciou, nesta quarta-feira, por meio do twitter (twitter.com/cidfgomes), que fechou acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (PHAN). Pelo acordo, haverá a internalização de toda a fiação aérea nos setores tombados das cidades de Icó e Sobral.

Essa medida, que deixará esses dois municípios com seus monumentos e prédios históricos bem mais visíveis, está orçada em 12 milhões. As intervenções devem começar ainda neste ano.

(Com colaboração de Luciano Arruda - Link da nota no Blog do Eliomar (08/10/2009) - http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/areas-tombadas-de-ico-e-sobral-terao-fiacao-aerea-internalizada/"

Pois bem, caro leitor!

Já na última quarta-feira (11), foi publicado na coluna "Vertical", do jornal O Povo, o seguinte:

"FIOS DE HISTÓRIA

Prefeito Clodoveu Arruda (PT) lançará, no próximo dia 31, edital para obra da fiação subterrânea do Centro Histórico de Sobral. O projeto é de R$ 12,5 milhões."

Em Sobral, está sendo tudo transparente. O mesmo projeto em que Icó foi beneficiado, o prefeito Clodoveu Arruda já deu sinais de competência e vai lançar o edital no próximo dia 31 de maio.

Por sua vez, em nosso município ainda não foi divulgado nada, ninguém sabe de nada e nem foi dado satisfação nenhuma por parte da Secretaria de Cultura e Turismo, que tem a frente a secretária Jequélia Alcântara, que vem demonstrando cansaço e acomodação perante o cargo.

Há muito tempo, o Icó foi beneficiado por este projeto juntamente com a cidade de Sobral. Até agora não temos nenhuma informação. A última que tivemos foi dito: "Está arriscado perder esta verba, porque ainda não haviam enviado nada (leia-se: SECULT/ICÓ)".

E veja a situação cômoda de Sobral.

Será que vamos perder 12,5 milhões? Será que enviaram o projeto para aprovação? Ou o dinheiro chegou e teve outro destino duvidoso? São indagações que merecem respostas urgentes e claras.

Ou seja, mais uma da Secretaria de Cultura e Turismo. Quanta lambança!

Com a palavra, a secretária Jequélia Alcântara.