terça-feira, 31 de maio de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Cultura). O tema é o mesmo. O articulista mudou. Confira!

Brasil X Marrocos: as diferenças

Por Thaffarell Silva (foto)

A Rede Globo de Televisão está reprisando no "Vale a pena ver de novo", a novela O Clone, de autoria de Glória Perez. A novela fala sobre a cultura marroquina e, assim, a autora faz uma comparação com a cultura brasileira também.

A cultura do Marrocos é bem diferente com a do Brasil. Lá, as coisas são muito mais rígidas e sagradas. As mulheres, por exemplo, não possuem muitas liberdades, como as brasileiras. Só andam pelas ruas totalmente cobertas por panos e, no cabelo, um véu bem colorido. Além disso, a mulher, em hipótese alguma, pode praticar o adultério.

A cultura predomina rigidamente, que, se cometer adultério, o castigo é bem maior: leva as 80 chibatadas e a família sequer abre as portas, abandonando um ente querido. Segundo eles, jogou a sua sorte no vento! Já pensou essa lei no Brasil, um país tão moderno, onde não existe algum tipo de respeito por parte de alguns? A sociedade marroquina é extremamente religiosa, seguem ferrenhamente os mandamentos do "alcorão", livro islâmico, muito sagrado.

A cultura brasileira, na novela, é questionada pelos habitantes do Marrocos. Desde os trajes que usam às atitudes comuns, dessemelhantes daquele país, os modos dos brasileiros se tornam tentadores para os mais sábios do país.

# Currículo: Thaffarell Silva, novelista. Escreve novelas há 8 anos e, muito recentemente, teve sua novela "Páginas Criminosas", encaminhada para o SBT pela Jornalista Ian Gomes, repórter da TV Jangadeiro. Já atuou como monitor de teatro numa escola do município de Caucaia e está trabalhando numa escola de Fortaleza. É autor da peça teatral "Dois Disfarces em uma Armadilha", apresentou na Escola Eliezer de Freitas Guimarães, onde estudou. Completamente apaixonado por telenovelas brasileiras, tenta retratar em suas histórias a realidade nua e crua, em forma de fantasia. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do novelista Thaffarell Silva, veja o blog dele: http://chancesdapaixao.blogspot.com/ Ele é o novo articulista do nosso Blog, onde escreverá sempre dentro do tema "Cultura" e o seu artigo será sempre publicado nas terças-feiras.