domingo, 22 de maio de 2011

Jornalista Jussiê Cunha Filho fala sobre suas experiências no curso de Jornalismo Esportivo

Este blogueiro e os jornalistas esportivos, Fábio Pizzato (à esquerda) e Jussiê Cunha Filho (à direita)

Jussiê Cunha Filho falando sobre o veículo "rádio" e suas experiências

Excelente a aula, na manhã de ontem (21), do curso de Jornalismo Esportivo, que estamos fazendo na Faculdade 7 de Setembro (FA7). São oito sábados ministrado pelo jornalista Fábio Pizzato.

O objetivo é se especializar nessa área do jornalismo, já que a carência ainda é pequena e estaremos realizando em 2014, aqui no Brasil, a maior competição futebolística do mundo, que é a Copa do Mundo. E Fortaleza é uma das capitais subsedes.

No último sábado, a aula teve dois momentos. A primeira falamos sobre o jornalismo de TV e assistimos algumas matérias, dentre elas, uma feita pelo jornalista George Guilherme, de Pernambuco e hoje trabalhando na Globo, no Rio de Janeiro (RJ). Os assuntos abordados foram: os cuidados com o tempo, dead line e tempo de TV. No jornalismo esportivo, nem sempre se pode esperar o fim de um treino ou saber da contratação de um jogador antes do telejornal, por exemplo.

Já o segundo momento foi dedicado ao veículo mais popular do Brasil, o rádio. E, para falar sobre este assunto, foi convidado o jornalista Jussiê Cunha Filho, que iniciou ainda novo sua carreira, como radialista, na cidade de Aracati (CE) e hoje se destaca como comentarista esportivo da TV Jangadeiro (SBT), além de ter estreado na última segunda-feira (16), na Rádio Globo.

Excelente a participação do Jussiê, que discorreu sobre o momento que vive o rádio esportivo cearense e brasileiro, a ética ou falta dela, o torcedor no microfone, os avanços tecnológicos e o trabalho em campo.

Enfim, foi só a terceira aula, o terceiro sábado. Muito aprendizado ainda sugaremos desse curso. O Fábio é um jornalista esportivo muito competente e entende de esporte como poucos. Com experiências na TV Record-São Paulo, TV Jangadeiro (SBT), hoje ele retornou para a equipe do jornalista Marcos Gomide na TV Verdes Mares (Globo), merecendo, inclusive, mensagem de boas-vindas do repórter todo irreverente Márcio Canuto, que nos anima em coberturas especiais da maior rede de televisão do Brasil.