terça-feira, 31 de maio de 2011

Jaime Júnior "perambula" em Icó e visita pretensos aliados, visando 2012

Algumas lideranças políticas e correligionários tiveram a grata satisfação de receber, no último fim de semana, a visita do ex-prefeito Jaime Júnior/foto (DEM), que poderá vir a ser o candidato da oposição ao Palácio da Alforria, em Icó (CE).

Mas, ainda é muito pouco para quem deseja bater de frente com a candidatura oficial. Como já anunciado aqui no Blog em outros "posts", o prefeito Marcos Nunes (PMDB), candidatíssimo à reeleição, dará continuidade a aliança "União pelo o Icó", com Charles Peixoto (PSDB) novamente na condição de vice-prefeito. E detalhe: com novos aliados, que marcharam do "outro lado" nas eleições de 2008, como Getúlio Oliveira, atual secretário de Educação; o médico Gildivan Oliveira, diretor do Hospital Regional; Gliobel Correia, um dos âncoras da Papagaio FM, e outros que já estão sendo "convidados". Ou será "cooptados?".

A bem da verdade é que, em 2008, a chapa adversária ao atual modelo de gestão da PMI errou muito durante toda a pré-campanha e durante todo o pleito. Como já dissemos aqui, o candidato a vice-prefeito era fraco em discurso, eleitoralmente e em simpatia. Se o candidato tivesse sido o ex-bancário Diassis Pereira, a chapa de Jaime Júnior teria agregado mais valor eleitoralmente falando (recusaram o apoio do ex-funcionário do Banco do Brasil). Mas, a falta de diálogo e a falta de decisão política, pecaram por omissão e o resultado foi a derrota por mais de mil e quinhentos votos.

Em 2012, como bem disse o advogado Fabrício Moreira, as candidaturas terão os mesmos nomes nas "cabeças" de chapa. Tanto Marcos Nunes, como Jaime Júnior, se enfrentarão novamente nas urnas. O vice do primeiro é Charles Peixoto. Afinal, em time que se ganha é melhor deixar como está. Já a outra vaga de vice-prefeito, na opinião do Blog, ficará mesmo com o radialista Rubens Brasil (PV), homem de comunicação e com voz ativa em todo o município icoense.

A grande surpresa ficará por conta da decisão do PT ter ou não candidato ao trono maior de Icó. Mas, sem nomes suficientes e de agrado da população, fica difícil almejar uma posição melhor na política desse município, já que o partido sequer possui um vereador na Câmara Municipal. Precisa deixar de ser um "clube" para se transformar, de fato, em uma legenda forte e atuante.

Dados os nomes, com um ano antes das convenções partidárias, esperamos que os pré-candidatos e futuros candidatos possam discutir e debater o Icó em todos os quadrantes. Um excelente plano de governo seria um grande passo a ser apresentado. E não somente virem nas vésperas pedir voto, sem argumentação, porque o povo não aguenta mais tanta promessa e nenhuma ação concreta.

O Icó precisa se desenvolver e, para isso acontecer, as eleições 2012 é fundamental.