quarta-feira, 4 de maio de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)

AS MENTIRAS DOS PAIS

Por prof. Goretti Guerreiro (foto)

A criança é um ser em desenvolvimento, período que ela aprende imitando, e de acordo com a sua convivência fará o mesmo. Se escutar os pais mentindo, com certeza em suas atitudes serão incluídas o que viu ou repassa o que lhe foi transmitido. Por exemplo, ao toque do telefone, o pai ou a mãe manda o filho atender e dizer que não se encontra. Nesse momento ensina o filho a mentir. Dizer que os pais não estão quando estão, é uma situação em que o filho não quer mentir e os pais autorizam a mentira. O que flui no pensamento dessa criança? O que os pais começam a treinar?

De acordo com os psicólogos é uma situação que prejudicará o desenvolvimento cognitivo da criança e na escola. Pais que mentem vão criar filhos que mentem, ensinam a fazer o mesmo. O que é o segredo é o não saber da verdade.

A Psicologia explica que na idade dos três a cinco anos, a criança tem fantasia e imaginação, diferente da mentira, mas se a criança continua depois dessa idade é um caso a ser considerado.

Ceres Araújo escreve: Nada justifica uma mentira, não existem mentiras "piedosas" ou mentiras "politicamente corretas". Falar a verdade implica em ser honesto consigo mesmo e com os outros e em ter coragem de se responsabilizar por suas ações. As crianças precisam ser ensinadas à verdade. Tal aprendizado ocorre progressivamente ao longo da infância e os pais são os principais mestres, muito mais com o que mostram em suas atitudes, que com suas palavras.

E quando filho fala para os pais: Você disse que não se deve mentir! E os pais respondem: mas às vezes a mentira se faz necessário se for para fazer o bem.

Complicado!

# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.