terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

"Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Estado, observar as leis, promover o bem geral do povo cearense..." É o que esperamos!


Hoje (01) é um dia especial para o parlamento brasileiro. É o dia em que as casas legislativas renovam seus mandatos. É o dia em que novos deputados estaduais, federais e senadores tomam posse para mais um mandato parlamentar.
E aqui no Estado do Ceará não é diferente. A Assembleia Legislativa se renova com novos quadros para a legislatura 2011/2014. Novos deputados chegam, alguns retornam e outros permanecem. Um jovem deputado que chega ao segundo mandato se elege presidente por unanimidade. E promete fazer bonito. Trata-se do ótimo orador, habilidoso político e grande articulador Roberto Cláudio (PSB).
Graças a uma liminar concedida ontem (31) em menos de 24 horas antes da posse, o deputado Neto Nunes (PMDB), ex-prefeito de Icó por oito anos, conseguiu tomar posse na manhã de hoje. E de quebra, assumiu o importante cargo de 2º secretário da nova mesa diretora da Casa. O que é certo, pelo menos por enquanto, é que o parlamentar icoense passará mais quatro anos no Palácio Adauto Bezerra. E agora com mais força do que nunca!
É o quarto deputado de Icó a assumir uma vaga na Assembleia Legislativa dos anos 70 para cá. O primeiro foi o saudoso José Walfrido Monteiro, também ex-prefeito desse município. Depois veio o seu irmão José Tarcísio Monteiro. Em seguida, o ex-prefeito Oriel Guimarães Nunes, pai de Neto Nunes, que assumiu na qualidade de suplente do PMDB. E agora o seu filho.
Nesse sentido, além dos deputados estaduais cearenses, assumem mandatos todos os deputados estaduais eleitos em outubro de 2010 no Brasil, todos os deputados federais, inclusive os 22 eleitos pelo Ceará, além de uma parte do Senado Federal. O vice-governador e governador em exercício, Domingos Filho (PMDB), desde a última segunda-feira está em Brasília para assistir a posse de seu primogênito, Domingos Neto (PSB), como deputado federal. Foi o mais votado aqui nas terras alencarinas.
Só nos resta agora, contudo, esperar o desempenho desses parlamentares. O povo almeja menos blá blá blá e mais ação em prol da coletividade. Que novos projetos venham para engrandecer o Brasil, o Ceará e o Icó, em especial.