quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)


PRIMEIRO AS PRIMEIRAS COISAS

Por Prof. Goretti Guerreiro (foto)

Quantas vezes no começo do dia deparamos com várias atividades a serem realizadas, iniciamos todas, mas, no final do expediente observa-se: Mente cansada! Corpo doente! Nem uma tarefa concluída! Será por falta de responsabilidade? Compromisso? Organização? Falta de competência?

A essência de viver bem depende do nosso Planejamento, Organização, Direção e Controle. Existem dois tempos verdadeiros: Ontem que não se pode mudar, foi! O amanhã que pertence ao SER ONIPOTENTE. O hoje é uma questão de priorizar o tempo, para isso se faz necessário saber escolher “primeiro as primeiras coisas”, e agradecer a DEUS, pelo dom da vida.

Não se pode julgar o outro. Precisamos do Conhecimento, Educação e Atitudes, para administar o tempo sem estresse e com Sabedoria. Mas o que fazer se todas as atividades são importantes? Primeiro: Vá com calma! Segundo: Pense, para saber diferenciar e escolher a primeira coisa e concluir. As outras serão realizadas de acordo com a necessidade. Não é fácil, mas o hábito nos condiciona.

Experimente: “Só por hoje, tentarei viver somente este dia, não tentarei solucionar o problema todo da minha vida de uma só vez. Aqueles do passado não precisam preocupar-me hoje; os do futuro podem ser enfrentados à medida que surjam”. (De “Só por hoje”, do Al-anon).

CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização.