quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)


CELULAR EM SALA DE AULA

Por Prof. Goretti Guerreiro (foto)

As invenções tecnológicas a cada dia modernizam o homem objetivando a rapidez da comunicação, informações ou procedimentos que antes levaria um tempo para se obter resultados, mas o próprio homem por falta de conhecimento, ética, não utiliza esses benefícios ao seu favor, às vezes complica a sua própria evolução.

Nos ambientes públicos é preciso desligar os celulares, não acontece!

Impressionante ao se caminhar pelas galerias das escolas, faculdades em horário/aula. Deparamos-nos com um número elevado de alunos e até mesmo de professores fora da sala de aula atendendo celular. Devemos utilizar sempre de acordo com as nossas necessidades, porém temos que otimizar esse tempo tão precioso principalmente quando estamos no ambiente escolar, onde se busca o conhecimento. Basta um minuto de descontração para se perder a essência da informação, experiência, sugestão de um procedimento e outros, que por incrível que pareça ocorreu durante essa saída, para atender uma chamada telefônica. Priorizar é o ideal.

O toque do celular, com essa variedade de músicas, estilos engraçados, atrapalham consideravelmente o ambiente, e por ser sala de aula é o momento para quebrar a idéia central entre o professor e o aluno. Um acordo é interessante, regras existem e o limite é fundamental. Principalmente os professores e alunos, devem desligar seus aparelhos quando estiverem trabalhando ou manter em modo vibratório ou silencioso, para que as mensagens fiquem registradas e depois possam ser respondidas de acordo com a necessidade. Essa sugestão deve ser iniciada pelos diretores, coordenadores, funcionários das instituições, durante o período de aula.

Vale ressaltar que essa ferramenta é essencial em nossas vidas e nas atividades pedagógicas, viabiliza ações pertinentes ao processo do ensino e aprendizagem, o que se faz necessário um acordo de forma compreensiva, sem pressionar. Com certeza o resultado será benéfico, e não acontecerá prejuízo na aprendizagem, quando se trata do uso do celular em sala de aula. Cabe a você caro amigo professor descobrir como proceder.

CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização.