segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Eventos de moda que tem importância no calendário cearense

Dragão Fashion Brasil 2010

Em Fortaleza, na opinião do nosso Blog, só existe dois grandes eventos de moda durante o ano. Trata-se do Dragão Fashion Brasil (DFB), que é o maior em moda conceitual, e o Festival da Moda de Fortaleza, do Maraponga Mart Moda, e que é o maior em moda comercial. Fora eles, o restante é só "para encher linguiça", como se diz no jargão popular.
Segundo o nosso amigo estilista J. Cabral, o restante dos eventos só mostram "restos de coleção do Sul do País, sem nenhuma originalidade e sem nenhuma grandeza". Ou seja, são eventos fora de época e que não tem importância alguma no calendário da moda cearense.
É bom que fique bem claro que a moda tem um calendário que deve ser seguido. Existe os momentos de lançar e de vender. Fazer desfiles fora de época ou na hora que bem entendem, não dar credibilidade ao evento e tampouco o acontecimento dura por anos subsequentes.
O mundo tem suas estações e seus lançamentos. As estações é quem define os desfiles. Até abril, o Brasil realiza os maiores eventos de moda. Para quem não sabe, o último é o nosso valioso Dragão Fashion Brasil e que já tem data marcada. Agende-se, será entre os dias 12 e 16 de abril. Por sinal no dia 16 de abril é o aniversário desse blogueiro e jornalista. Qualquer semelhança é mera coincidência.
Depois do mês de abril, tudo já foi lançado. As empresas a partir de então trabalham para melhorar as suas vendas e aperfeiçoar o seu marketing próprio. Sendo assim, só para comunicar a alguns menos desavisados. O Brasil possui um calendário oficial de lançamentos de moda feito pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT). Como já dito anteriormente, este calendário deve ser seguido na íntegra, opinião comungada também pelo estilista cearense J. Cabral.
Para encerrar, usaremos uma máxima do nosso amigo e museu ambulante da moda, o querido J. Cabral: "O Dragão é o último evento de inverno do Brasil. Por isso, tem a sua importância".