sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Esporte)




MMA, o esporte que mais cresce no mundo

Por Kleber Lucan (foto)

Neste sábado (05) vai ocorrer a luta mais esperada de todos os tempos no MMA, que significa Mixed Martial Arts, no português; misturas de artes marciais. Vitor Belford contra Anderson Silva. Eu, como fã e praticante da arte suave, o Jiu Jitsu, resolvi falar um pouco dessa prática que vem cada vez mais se tornando popular em todo o globo.

O MMA nada mais é do que o popular vale tudo. Hoje essa prática esportiva é a que mais cresce em todo o mundo. O esporte possibilita ao praticante utilizar qualquer golpe ou técnica das mais diferentes artes marciais como o boxe, jiu-jitsu, karatê, judô, muay thai, entre outras. O bom lutador é aquele que domina boa parte dos principais golpes de uma grande variedade de artes marciais e sabe aplicá-los no momento certo.

O combate entre Anderson e Vitor que será em Las Vegas, cenário perfeito para o evento, que está sendo considerada a luta de todos os tempos na categoria e vale o cinturão dos médios do UFC. Um prato cheio para os fãs.

As opiniões divergem em relação ao vencedor, muitos enaltecem o histórico e a grande variação de golpes de Anderson. Enquanto que outros apostam no fôlego e na habilidade de Vitor.

Aqui vai minha opinião. Anderson é o favorito, já que domina como ninguém jiu-jitsu e o muay thai. Sendo assim um lutador mais completo, onde ele se sai bem tanto em pé quanto no chão. Grande exemplo foi sua última vitória, onde ele estava perdendo e no 5º round, conseguiu encaixar um triângulo no americano Chael Sonnen, vencendo a luta por nocaute.

Se Anderson é favorito, quais as chances de Vitor Belford ?

As chances de Vitor são muitas, ele é um lutador com um excelente preparo físico, e tem como principal característica a trucação (momento em que os lutadores trocam golpes de forma mais intensa). É muito bom no chão, os primeiros minutos de luta será fundamental para Vitor selar seu destino no combate.

O que podemos constatar é que o esporte cresce vertiginosamente, e os brasileiros são destaque deste esporte. Prova que as artes marciais vão ganhando espaço no país do futebol.

* Currículo: Kleber Lucan é uma jovem promessa do jornalismo esportivo. Jornalista, hoje ele se destaca como assistente de imprensa da Assessoria de Comunicação da Secretaria Executiva Regional III, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Teve passagem pelo portal CNews, da TV Cidade (Record) e pela TV Janela (TV Comunitária). Atualmente, é comentarista esportivo da Rádio João XXIII e editor-chefe do portal O Boleiro, cujo endereço é o www.oboleiro.com.br