segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Oscar 2011 - requinte, talento e glamour


Nos tempos de DVD, os cinemas tem apresentado pouca frequência de público nos dias de hoje. Quem gosta de assistir um bom filme, prefere a comodidade de sua sala de estar ou de seu quarto, do que se deslocar a qualquer cinema espalhado pelo nosso país.
Mas, há quem ainda é frequentador assíduo das telonas. Este blogueiro, sempre que pode, vai a um cinema, aqui em Fortaleza, assistir um filme que esteja em cartaz. Não somos um desses cinéfilos, mas gostamos muito do que é bom. E os melhores filmes passam primeiro nos grandes cinemas mundiais. É o caso dos shoppings da capital cearense.
Pois bem! Na noite de ontem (27), a Rede Globo transmitiu a solenidade do Oscar 2011, direto de Los Angeles. Foi uma cerimônia muito bonita e cheia de glamour. Realmente, os atores, atrizes, diretores e demais profissionais estavam radiantes com tamanha organização e riqueza de detalhes. Em nenhum momento, a festa deixou a desejar. Muito pelo contrário.
Todos saíram satisfeitos, especialmente, os vencedores de cada categoria, e que você, caro leitor, tem à alegria de conferir a listagem completa logo aí abaixo. Todos os vencedores fizeram jus ao título e agora é hora de comemorar. Afinal, ganhar um Oscar não é para qualquer um. Precisa de muita dedicação e, principalmente, de muita competência. Está em uma das indicações na festa acontecida ontem em Los Angeles já é um motivo para festejar. A concorrência realmente foi imensa e agora é pensar no próximo ano.

* Update - A nossa paixão por cinema e filmes vem desde o 3º semestre da faculdade, quando tivemos a honra em cursar a disciplina "História do Cinema", desde o seu nascedouro até os dias atuais. Sempre muito dinâmico, o professor Nilton Chagas, cinéfilo de carteirinha, passava seus ensinamentos da melhor maneira possível. O melhor da aula era quando tínhamos a felicidade de assistir um desses filmes do chamado "Cinema Mudo", que tinha como seu principal protagonista, o ator Charles Chaplin, que todos nós conhecemos muito bem. Foi a nossa turma, à época, que fundou e inaugurou o "Cine Clube" da faculdade, tendo a frente o professor Élcio Batista, que lecionava a disciplina "Realidade Social, Econômica e Política Brasileira". Daí, a nossa admiração pelo cinema, considerado por muitos como a sétima arte.

# Oscar 2011 - Vencedores


* Melhor Filme - O Discurso do Rei;
* Melhor Diretor - O Discurso do Rei - Tom Hooper;
* Melhor Ator - O Discurso do Rei - Colin Firth;
* Melhor Atriz - Cisne Negro - Natalie Portman;
* Melhor Ator Coadjuvante - O Vencedor - Christian Bale;
* Melhor Atriz Coadjuvante - O Vencedor - Melissa Leo;
* Melhor Longa Animado - Toy Story 3;
* Melhor Filme em Língua Estrangeira - Em um Mundo Melhor;
* Melhor Direção de Arte - Alice no País das Maravilhas;
* Melhor Fotografia - A Origem;
* Melhor Figurino - Alice no País das Maravilhas;
* Melhor Montagem - A Rede Social;
* Melhor Documentário - Trabalho Interno;
* Melhor Documentário em curta-metragem - Strangers no More;
* Melhor Trilha Sonora - Trent Reznor e Atticus Ross - A Rede Social - VENCEDORES;
* Melhor Canção Original - We Belong Together - Toy Story 3;
* Melhor Maquiagem - O Lobisomem;
* Melhor Curta-Metragem de Animação - The Lost Thing;
* Melhor Curta-Metragem - God Of Love;
* Melhor Edição de Som - A Origem;
* Melhor Mixagem de Som - A Origem;
* Melhor Efeitos Especiais - A Origem;
* Melhor Roteiro Adaptado - A Rede Social;
* Melhor Roteiro Original - O Discurso do Rei.

TOTAL DE ESTATUETAS DADAS:

O DISCURSO DO REI – 4

A ORIGEM – 4

A REDE SOCIAL – 3

O VENCEDOR – 2

ALICE – 2

TOY STORY 3 - 2

CISNE NEGRO – 1