quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Vice-prefeito de Icó, uma interrogação


A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), irá se licenciar amanhã (24) para tratamento de saúde. Em seu lugar assumirá o presidente da Câmara Municipal, vereador Acrísio Sena (PT), já que o vice-prefeito Tin Gomes (PHS) renunciou ao seu mandato depois de ter sido eleito deputado estadual nas eleições do ano passado. Tin atualmente é o segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.
Aí, com a posse de Acrísio temporariamente para o Palácio do Bispo, este blogueiro ficou a matutar, como se diz no jargão popular. Quantas e quantas vezes, o vice-prefeito de Icó, Charles Peixoto (PSDB), assumiu a Prefeitura Municipal, com a ausência de seu titular, o prefeito Marcos Nunes (PMDB)? Não temos conhecimento nenhum a respeito. O que sabemos é que "Charles de paim" é um vice discreto, só participa de alguns eventos e ainda não mostrou a sua verdadeira liderança como segundo mandatário do Palácio da Alforria. É um vice que todo prefeito gostaria de ter, haja vista que não opina, não dar trabalho e não é rebelde.
Diferentemente de outros vices que sempre tem a oportunidade de assumirem o mandato principal, Charles permanece do jeito que entrou em 2009. Um vice tem que caminhar junto com o prefeito e ser atuante, principalmente, mostrando trabalho. Afinal, é o sucessor direto do prefeito.
Com pouco mais de dois anos como vice-prefeito, ainda não vimos uma ação concreta no exercício de seu mandato. É típico dos vices-prefeitos de Icó. A grande maioria é só para compor uma exigência jurídica e eleitoral. Depois de eleitos, ficam a margem de suas obrigações. Na terra icoense, nestes tempos de democracia participativa, só dois vices-prefeitos fizeram jus ao cargo para o qual foram eleitos. Um é o advogado Fabrício Moreira, que assumiu a função por oito anos ininterruptamente, sendo o candidato natural à sucessão naquele período. E o outro foi Jaime Júnior (DEM), que assumiu o comando municipal por oito meses num momento em que o município estava mergulhado em várias denúncias de corrupção.
Do mandato do ex-prefeito Aldo Monteiro (in memorian) até os dias de hoje, só estes dois tiveram uma participação mais efetiva como vice-prefeito. Foram atuantes e assumiram, sim, a Prefeitura Municipal, com a ausência de seus titulares, quando foi necessário.

* Vices-Prefeitos de Icó (do início da redemocratização até os dias de hoje):

# Francisco Bezerra Nunes (Chico Nunes) - mandato Aldo Monteiro (in memorian);

# Jaime Almeida Alencar - mandato Oriel Nunes;

# Francisco Bezerra Nunes (Chico Nunes) - mandato Quilon Peixoto Farias;

# Fabrício Moreira da Costa - mandato Neto Nunes;

# Fabrício Moreira da Costa - mandato Neto Nunes;

# José Jaime Bezerra Rodrigues Júnior (Jaime Júnior) - mandato Cardoso Mota;

# Charles Weiman Peixoto - mandato Marcos Nunes.