terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Carmelitas assumirão a Paróquia de Nossa Senhora da Expectação dia 27 de fevereiro


No dia 27 de fevereiro, sábado próximo, a Ordem Carmelitana estará assumindo a Paróquia de Nossa Senhora da Expectação em Icó.
.
Os frades que assumirão a paróquia estão ligados à Província Carmelitana Pernambucana.

O dia da posse dos frades será no sábado, não por coincidência, mas esse dia da semana é dedicado desde tempos imemoriais a Nossa Senhora do Carmo. Segundo antiga tradição “qual todos aqueles que morrerem na graça do Senhor, tendo em vida usado o escapulário, conservado a castidade própria do estado, recitado o Ofício Parvo de Nossa Senhora, ou se não souberem ler, tiverem observado fielmente o jejum eclesiástico, bem como a abstinência nas quartas-feiras e sábados (exceto se a festa de Natal cair num destes dias), serão socorridos por uma proteção extraordinária da Santíssima virgem, no primeiro sábado que se lhe seguir ao trânsito, por ser sábado o dia da semana consagrado a Nossa Senhora (Bula sabatina de João XXII. 3,III 1322)”

A Ordem dos Carmelitas é uma antiga ordem religiosa medieval, surgida no oriente Monte Carmelo à época dos cruzados e uma das mais importantes da Igreja, da qual o Bispo de Iguatu, dom João da Costa é membro. Essa Ordem prima pela devoção a Nossa Senhora do Carmo. Essa antiga Ordem foi a responsável, em conjunto com outras denominações católicas, pela Evangelização do Nordeste no tempo do Brasil Colônia e uma das primeiras a aportar no Brasil. Possivelmente aclimatar-se-á à cultura icoense e a sua tradicionalidade.
.
De alguma forma, mesmo indireta, Icó será dirigido religiosamente pelos religiosos que estão em Olinda, desde o século XVII, Goiana/PE, Recife, da Paraíba de onde provinha grande parte dos antigos colonizadores da Cidade.

Eu, particularmente, fiquei muito feliz com a notícia, admirador que sou dessa Ordem e devoto de Nossa Senhora do Carmo.

Icó estará de parabéns com a chegada dos frades carmelitas, conhecidos mundialmente por sua vida austera, sua pastoral missionária, além do zelo pela liturgia, que é uma das mais belas da Igreja Católica.

Sejam bem vindos a Icó!

* Texto escrito pelo amigo e conterrâneo Washington Peixoto em seu Blog - www.iconacional.blogspot.com