sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Esporte)


Geração de 2002 ver o Brasil como próximo destino

Por Kleber Lucan (foto)

Nos últimos anos, o mercado esportivo brasileiro vem aquecendo mais e mais. Muitos dizem que o principal motivo é o tal do marketing, que entrou de vez nas quatro linhas. Os times brasileiros estão conseguindo segurar suas principais estrelas por mais tempo. O caso mais recente é do atacante Neymar, que já recusou várias investidas européias. O seu time, o Santos, lhe ofereceu um contrato inovador no Brasil, uma espécie de contrato de gestão de carreira. O jogador além de receber cifras altíssimas, recebe também todo um acompanhamento que vai da educação até a saúde financeira de sua pomposa poupança. Neymar é só o exemplo mais recente de uma junção entre o marketing e o grande talento dentro de campo.

Outro grande exemplo da força econômica do futebol brasileiro é a debandada de vários jogadores que fizeram parte da conquista do penta em 2002. Ronaldo que parou recentemente, símbolo daquela seleção que venceu a Alemanha, jogou durante dois anos no Corinthians. O artilheiro de todas as Copas foi campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista, sem falar nos rios de dinheiro que ganhou e que proporcionou ao clube paulista, que fechou 2010 como a marca esportiva mais valiosa do país.

Falando em fenômeno, sem redundância, ele foi um verdadeiro fenômeno para o mercado esportivo nacional. Quem também deu o ar da graça no timão foi o lateral esquerdo Roberto Carlos, que depois do fiasco na Pré-Libertadores diante do desconhecido Tolima, arrumou as malas e foi embora para a Ucrânia. Recentemente, Rivaldo assumiu a camisa 10 do São Paulo, e logo na sua estreia marcou um lindo gol.

Da capital paulista para o Rio de Janeiro, Ronaldinho Gaúcho, deixou o glamouroso Milan, para se dedicar à vida boêmia e é claro ao Flamengo. Outros nomes de menor expressão daquela seleção também estão ou estiveram prestes a desembarcar no país do futebol. Casos como o de Kleberson que mais parece uma bola de ping pong, bate e volta por alguns clubes brasileiros. Atualmente, o meia voltou ao clube que lhe projetou no futebol, o Atlético Paranaense. O comandante do penta, também voltou para casa, Felipão é o treinador mais bem pago do país, ele tenta perpetuar sua família no conturbado Palmeiras.

Outros grandes nomes brasileiros com bastante prestígio no globo, também optaram por voltar, como os atacantes Kleber, Diego Tardelli, Fred, Emerson e, é claro, o Adriano, que entre recaídas e recuperações, sempre tem o remédio na ponta da língua, que é voltar para o Brasil para andar de pés descalços.

Veja bem, não estou afirmando aqui, que o mercado brasileiro está fazendo frente ao europeu, é óbvio que não. Mas pelo menos estamos resistindo e buscando alternativas para conseguir reverter o assédio dos clubes europeus.

* Currículo: Kleber Lucan é uma jovem promessa do jornalismo esportivo. Jornalista, hoje ele se destaca como assistente de imprensa da Assessoria de Comunicação da Secretaria Executiva Regional III, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Teve passagem pelo portal CNews, da TV Cidade (Record) e pela TV Janela (TV Comunitária). Atualmente, é comentarista esportivo da Rádio João XXIII e editor-chefe do portal O Boleiro, cujo endereço é o www.oboleiro.com.br