quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)

SILÊNCIO NA SALA DE AULA!

Prof. Goretti Guerreiro (foto)

Certa vez em uma escola, na Sala dos Professores, horário do intervalo, discutindo-se sobre determinada turma, uma colega ressalta sobre as conversas paralelas, barulhos e outras atitudes. Em momento posterior, a mesma comenta que o meu filho - seu aluno - durante a aula era calado, não participava, não isso e não aquilo. Não respondi, mas me inquietou: Ora se queixa da sala de aula barulhenta! Ora... não gosta quando o aluno não fala, não participa. Como entender!

Será que uma sala de aula em silêncio acontece mais aprendizagem? O aluno calado é o melhor de se trabalhar ou se encontra atento? O professor se torna bom, quando ao ministrar sua aula todos silenciam? Vasconcelos (2000) afirma que é comum o professor se preocupar em demais com as exigências relativas ao aluno a disciplina, mas esquece-se da contrapartida necessária, um ensino significativo."

Celso Antunes (2001) destaca em seu Livro, Professor Bonzinho=aluno difícil, que se deve aproveitar a conversa entre os alunos, como ferramenta pedagógica, mas ficar alerto com esse silêncio humano. Nem toda conversa em sala de aula se pode considerar indisciplina. Muitas vezes o aluno tem o conhecimento, mas não consegue expressar em público, daí surge à necessidade de conversar com o colega. E quando ocorre a disciplina em sala de aula?

Quando o professor com a sua sabedoria e conhecimento junto ao aluno criam regras, limites de acordo com as necessidades, experiências, ambientes e conteúdos. O professor é o orientador, ouvidor, analista das condições de ensino, para que aconteça o processo ensino-aprendizagem.

Aristóteles dava aulas e ministrava seus ensinamentos em caminhadas com seus discípulos - Escola Peripatética (peripatos = Pátio do Liceu). Como professores e educadores façamos o mesmo, com sabedoria e eficiência.

CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização.