segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Icó, é pra frente que se anda. Avante!


Quem nessa vida nunca ouviu a frase "Quem vive de passado é museu". Infelizmente, o município de Icó hoje não tem muito prestígio político como tinha antes. Atualmente, o torrão icoense só vive de passado e não olha para a frente. Tirando as duas obras do Governo do Ceará (Policlínica e Escola Profissionalizante), o nosso poder público municipal não apresenta nenhuma grande obra.
Enquanto o prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), não cansa de pedir e angariar recursos onde quer que seja, os nossos representantes icoenses dormem no ponto. Infelizmente, o nosso município não prospera e não se desenvolve por conta de nossos políticos.
Uma cidade como o Icó já deveria ter uma indústria instalada. É ideia do governador Cid Gomes (PSB), nesse seu segundo mandato, instalar através de incentivos fiscais, várias indústrias em algumas regiões do Ceará, que não seja a Região Metropolitana de Fortaleza e a Região do Cariri, já tão fortemente industrializadas e desenvolvidas. Está na hora do nosso representante maior na Assembleia Legislativa, agora na qualidade de segundo secretário da Mesa Diretora da Casa, cair em campo e buscar uma dessas indústrias para a nossa terra. É o mínimo que se pode esperar do deputado estadual Neto Nunes (PMDB). O povo clama por empregos. Está aí uma ótima oportunidade.
Na área social, ainda falta muito o que fazer. Não é só administrar os projetos sociais dos governos federal e estadual. É aplicar políticas públicas próprias para alavancar os serviços de joventude, do idoso, da criança, do aposentado, etc. O governo federal disponibiliza vários projetos para várias áreas. Os secretários de Icó que compõem a chamada "área social" devem sair de seus birôs e das salas climatizadas para Brasília ou Fortaleza em busca de recursos. Sempre em busca incessante de recursos. Parados é que não podem ficar. Cadê a reforma no secretariado prometida pelo prefeito Marcos Nunes (PMDB)? Já está passando do tempo.
Na cultura, em "posts" anteriores já comentamos. Enquanto a mesma equipe, que já chega a quase oito anos, estiver na pasta, o desastre cultural e a falta de projetos continuarão. O que é ruim para uma Secretaria que tem como principal objetivo divulgar e trabalhar a favor de nosso rico patrimônio histórico, que tornou o Icó, no passado, uma das principais cidades do Brasil. Fato que hoje já perdeu espaço, inclusive, para o seu ex-Distrito, a cidade de Iguatu.
Já na área de desenvolvimento econômico e agrário, o que temos? Absolutamente nada. Na agricultura, a cada dia que passa, o nosso perímetro irrigado Icó-Lima Campos decresce e não tem perspectiva de melhora. Isso só para citar um exemplo. A nossa agricultura, venhamos e convenhamos, não vai lá estas coisas. O comércio fala por si só. Está tão desgastado que não sabe para onde pedir ajuda, de tão fraco que está. E este detalhe vem desde o mês de dezembro, quando a cidade está em festa e é realizada a terceira maior festa religiosa do Ceará, que é a Festa do Senhor do Bonfim.
Queremos ver aquele Icó quando tínhamos políticos que reivindicava melhorias para a cidade constantemente. Que levou a sede da Receita Federal, que levou a sede da CREDE, que levou a sede da 17ª Célula de Saúde, que levou a sede da Coletoria Estadual, que levou a sede da Ematerce. Queremos políticos que levem melhorias de infraestrutura para o município. Queremos um Hospital Regional que seja referência em toda região.
São épocas diferentes, o mundo mudou e, consequentemente, a cidade de Icó também. Não queremos viver somente do passado. O que queremos é que os atuais políticos de Icó se espelhem em alguns políticos que fizeram história nesse município. E trabalhe por amor! Sem perseguição e ódio.