segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Princesa do Sertão por Blog Icó Arte Barroca

O estilo neoclássico do Teatro da Ribeira dos Icós (1860), Icó- Ceará


O estilo barroco do Santuário da Imaculada Conceição
ou Igreja do Monte (1750), Icó - Ceará


Foi a presença desde conjunto arquitetônico de estilo neoclássico e barroco, que são qualidades e expressões características de autores da época, na história da literatura e das belas artes, já não existentes no Icó, que inspirou o escritor e botânico inglês George Gardner que aqui esteve, à denominar a então vila de ''PRINCESA DO SERTÃO''.

O florescimento de grande riqueza e progresso para os padrões da época, aqui observado, forjou o grande entreposto comercial distribuidor de todas as utilidades para as regiões que situavam-se sob sua influência.

Como já falamos, em ordem cronológica, foi Icó, a terceira vila a ser criada no Ceará, depois de Aquiraz e Fortaleza. A proposta da criação emanou da carta do Governador de Pernambuco, data de 16 de janeiro de 1735.

Em atenção as ponderações do mandatário daquela província, que atendeu o povo do Icó, D. João V, rei de Portugal, através do seu conselho Ultramarino, tendo como desembargadores, Manoel Fernandes Vargas e Alexandre Montelo de Sousa Menezes, mandou lavrar a carta Régia de 20 de outubro de 1736, criando a vila, que depois por força da Lei n° 244 de 25 de outubro de 1842, transformou-se em cidade.

* Texto do historiador Miguel Porfírio (in memorian)

Brasão do Império de Portugal em Icó, presente na antiga Casa de Câmara e Cadeia



O rei de Portugal, D. João V
Pintura do Séc. XVIII
Óleo sobre tela
Autoria de: Carlos António Leoni

________________________________
** Fotografias de Luan Sarmento, no blog Icó Arte Barroca

Referências:

LIMA. Miguel Porfírio de. Icó em fatos e memórias. Icó: vol. 2, 1998.
www.museudoscoches.pt