quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Deu no Site Icó é Notícia.

Palavras não se equiparam às imagens, mas buscam incessantemente demonstrar a beleza do que é visto.

E em se falando de Icó e seu rico acervo arquitetônico colonial, ninguém melhor para confirmar e falar sobre esta beleza histórica que o dramaturgo, escritor e atual secretário de Cultura de Pernambuco, o paraibano Ariano Suassuna.

" - Do Ceará, eu gostaria de levar Icó e aquela região do Araripe", afirma Suassuna, para a pergunta "Se tivesse que se despedir do Nordeste, que imagens gostaria de levar com você?, da repórter Maria Betânia Monteiro, do jornal potiguar "Tribuna do Norte".

Uma frase que mostra o carinho de Ariano pela "Princesa dos Sertões", ainda em sono profundo para quem sabe um dia acordar para um futuro promissor. Trascrevemos este trecho da entrevista concedida por este profusor dos costumes e tradições nordestinas, a exemplo dos livros como "O Santo e a Porca" (1957) e "O Auto da Compadecida" (1955), para citar alguns exemplos.

M - O que atualmente lhe dá gosto de fazer?

A - Leitura. Passei a ler logo que me alfabetizei. Um jornalista uma vez me perguntou se eu tinha o hábito de ler, eu disse que hábito, não. Eu tinha paixão pela leitura. Você imagine, um menino criado no sertão da Paraíba com uma biblioteca em casa, montada por meu pai. Ele era um grande leitor. Eu gostava muito de ler romances de aventura e alguns policiais, dentre estes, destaco o livro Scaramouche, de Rafael Sabatini. Um autor que quase ninguém faz referência. Este foi um livro fundamental para mim.

M - Se tivesse que se despedir do Nordeste, que imagens gostaria de levar com você?

A - Eu gostaria de levar como lembrança do Rio Grande do Norte, o sertão do Seridó, Acari e Carnaúba dos Dantas. Do Ceará, eu gostaria de levar Icó e aquela região do Araripe. Da Paraíba eu gostaria de levar a Fazenda Acauã e a Pedra do Ingá. De Pernambuco eu gostaria de levar o Vale do Catimbau, a Pedra do Reino e a cidade de Igarassu. Considero o Nordeste, o coração do Brasil. Considero o coração do Nordeste três estados: Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

---> ENTREVISTA COMPLETA