sábado, 5 de fevereiro de 2011

Educação como base para o desenvolvimento


Não temos dúvidas quanto a competência do atual secretário de Educação de Icó, Getúlio Oliveira. Aqui mesmo nesse Blog já fizemos elogios e, recentemente, foi escolhido por nós dentro do quadro "OS DEZ MAIS", o melhor secretário municipal desse município.
Mas, infelizmente, a Secretaria de Educação em termos educacionais está muito aquém do esperado. Os seus resultados são pífios e o município continua a figurar entre os últimos colocados. Basta ver os últimos índices apresentados.
Que a Educação é a base de tudo, todos nós sabemos. Mas o que fazer para mudar esta realidade em Icó? Só vejo uma saída.
Investir pesado no setor, construir escolas padrão MEC, capacitar professores e ir além. Os alunos devem ser tratados como cidadãos. É inadmíssivel em pleno século XXI ainda existir "pau de arara" para transportar os estudantes da zona rural para a cidade.
É a maior Secretaria Municipal do município e, portanto, precisa ser mais valorizada pelos seus agentes públicos, especialmente, o prefeito Marcos Nunes (PMDB).
O secretário é competente, já provou do que é capaz na Secretaria de Cultura e Turismo, já foi elogiado nesse espaço, mas ainda falta dizer realmente o que pretende fazer nesses últimos dois anos da atual gestão. Precisa mudar o atual quadro vexatório de sua pasta, com índices que beiram ao ridículo.
Precisa ter coragem administrativa para dizer "não" aos vereadores de plantão que querem, a todo custo, empregar seus afilhados políticos. Isso é fato e acontece desde sempre nesta Secretaria. Muitas vezes, o profissional é mal treinado, não é ligado à educação e, muito menos, está preparado para ensinar as nossas crianças e adolescentes.
De uns tempos para cá, com o advento do FUNDEB e a participação financeira dos governos federal e estadual, os municípios passaram a ter recursos para a educação. Só não investe quem prioriza outras questões e esquece o lado social. Recursos existem, basta saber priorizar as ações. E os seus agentes públicos deixar de fazer política e trabalhar mais pelo povo. A perseguição política não leva a lugar nenhum.

Fica a reflexão!

# Esquecido pela Prefeitura Municipal de Icó: Como anda a conclusão da reforma da escola municipal do bairro BNH?