segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Tiradas do Baú"

O escritor Ariano Suassuna esteve em Icó (CE) durante este fim de semana passado. Olhando para as fotos dele na ocasião de sua apresentação no Teatro da Ribeira dos Icós, no último domingo (30), veio logo na nossa cabeça, a imagem do grande homem, grande cidadão e grande historiador icoense Miguel Porfírio de Lima (in memorian). E é sobre Tio Miguel o "Tiradas do Baú" desta segunda-feira (31).

Autor do livro "Icó em fatos e memórias", Tio Miguel foi um verdadeiro amante da história de Icó. Conhecia a nossa memória como poucos. Sempre era requisitado para palestras e para acompanhar turistas nos longos percursos do Largo do Theberge e adjacências. Casado com dona Abigail, até hoje a sua residência fica localizada na Avenida Ilídio Sampaio (Rua Grande), bem no sítio histórico da cidade de Icó.

Oroense de nascimento, adotou o Icó como a sua segunda terra. Foi secretário de Educação, um grande defensor do antigo Mobral e lecionou ainda na Escola Ana Vieira Pinheiro, a unidade de ensino público mais antiga de Icó, hoje abriga o Ceja - Centro de Jovens e Adultos.

Os seus últimos dias foram marcados por sua rápida passagem na Secretaria de Cultura e Turismo. E Justiça seja feita. Foi durante o mandato do ex-prefeito Cardoso Mota (PSB), tendo como secretária de Cultura e Turismo, Jequélia Alcântara, que Tio Miguel teve novamente a autoestima valorizada. Foi nessa gestão que o historiador concluiu suas últimas atividades em vida. Sempre solícito e atencioso, não recusava trabalho, principalmente, quando era alunos que o procuravam.

Sem sombra de dúvidas, se tornou um dos homens mais influentes do Icó atual e que hoje está no Reino dos Céus brilhando como nunca. Dono de uma inteligência formidável, Tio Miguel ficou para a história icoense. O seu nome se confunde com toda a nossa memória.

Éramos estudante do Colégio Senhor do Bonfim e sempre que podíamos estávamos lá na sua residência a pedir aula sobre a nossa história, rica por possuir um importante patrimônio histórico e arquitetônico, tombado nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ligado ao Ministério da Cultura. Época como o Dia do Município de Icó (25 de outubro), vale salientar, Tio Miguel era muito requisitado. Em vida, recebeu várias homenagens, com merecimento.

Atualmente, em seu lugar se encontra outro competente historiador, o professor Altino Afonso, dono de uma intelectualidade invejável, que o diga o vice-governador do Ceará, Domingos Filho (PMDB). Para o futuro, já temos outro icoense. Luan Ribeiro Sarmento, autor do Blog Icó Arte Barroca e próximo entrevistado do quadro semanal "Entre Aspas" (03 de novembro), promete continuar com este trabalho, tão bem iniciado por Tio Miguel, ainda no século XX.

Voltaremos na próxima segunda-feira (07) com o nosso quadro semanal "Tiradas do Baú". Aguarde mais uma história!

EM TEMPO: O jornalista icoense Yuri Guedes informa, nos comentários abaixo, que o historiador Miguel Porfírio de Lima (Tio Miguel) nasceu na Fazenda São Romão, de propriedade de seu pai, Manoel Romão. Na época pertencia a Icó, depois é que foi emancipado pelo município de Orós. Vale salientar que Tio Miguel sempre se considerou icoense, por ter nascido nesta terra, já que Orós foi Distrito de Icó, diferentemente do que foi anunciado no texto acima. Está feita a retificação para o bom exercício jornalístico.