terça-feira, 11 de outubro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Cultura)

Brasil, paraíso ou inferno?

Por Rayane Moreira (foto)

Ao longo dos tempos até os dias atuais, uma imagem em torno do brasileiro foi sendo construída, uma imagem muitas vezes repleta de estereótipos, que podem ser observadas por olhares estrangeiros como no retrato do Brasil.

Como vários autores comentam, entre eles Peter Buker, existem duas formas de ver o Brasil, a imagem do País como "Terra Maravilhosa", um lugar de festas e muita diversão, e a outra oposta, a imagem de um País perigoso, um inferno e cheio de riscos. Vários exemplos da atualidade ilustram bem esses estereótipos em torno do Brasil, como filmes, novelas, livros e seriados que ao longo do tempo trataram o País a partir dessas duas concepções.

Carmem Miranda, cantora luso brasileira, que através de suas músicas e sua imagem, levou para o exterior uma imagem conhecida do povo brasileiro, no entanto foi muito criticada ao retornar para o Brasil. As críticas eram do fato de ela ter se "vendido" e ter voltado "americanizada". O fato é que Carmem Miranda com suas músicas, criou uma imagem do País de terra do carnaval e do samba, entre outros.

Contradizendo essa imagem de "Terra maravilhosa", existe um discurso de Brasil como terra do crime, de favelas e de selva. A formação dessa imagem vem de produções nacionais e que geraram repercussões em todo o mundo. Filmes brasileiros com repercussão mundial, como Cidade de Deus, Carandiru, entre outros mostram um Brasil de favelas e do mundo do crime, novas produções como o filme, Tropa de Elite, fortalecem essa imagem.

A grande questão dessa identidade que foi formada, vai muito além. É necessário refletir sobre as atitudes de nós brasileiros que influenciam na consagração de identidade nacional.

# Currículo: Rayane Moreira, natural do município de Paraipaba, hoje residindo em Fortaleza, já trabalhou em rádio, repórter de site, já foi eleita Garota Regata (concurso muito renomado) do seu município, como também, já realizou trabalhos como modelo. Atualmente, cursa Jornalismo na instituição de ensino FANOR- Faculdades Nordeste. Apaixonada pela comunicação desde pequena. Jornalismo se tornou a concretização de um enorme sonho, é amante da notícia e do entretenimento. Costuma dizer: que faz melhor quem gosta do que faz! Maior objetivo é se realizar profissionalmente na vida pessoal. Também apaixonada por música, cinema, moda e todos os campos da mídia. O seu artigo é sempre publicado na terça-feira.