quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)

12 DE OUTUBRO - DIA...

Por Prof. Goretti Guerreiro (foto)

Muitas comemorações são festejadas nesse dia, cada uma com suas características peculiares. Comemora-se também o Dia da Criança. Parabéns e Felicidades!

A vida de uma criança nos dar uma aparência de ser fácil nos dias atuais. A modernidade, as novas maneiras não de SER, mas do TER viabilizam o ficar bem, porém afasta a convivência de estar bem, em companhia dos pais e/ou da família. Logo, em seus primeiros anos de vida já estão em creches, por necessidade, muitas vezes. Nessa hora nos deixa uma reflexão, quanto ao sentimento de AMOR futuro.

Quero homenagear uma pessoa querida que passou por essa fase de ser criança, e nascida nesse dia há muitos anos, mas, nunca retirou do seu espírito a essência de ser criança, talvez... por essa razão que ele era tão criativo, um verdadeiro artista, que soube transmitir conhecimento e sabedoria.

Nascido na cidade de Pereiro-CE, no dia 10 de outubro de 1898. Sendo seus pais: Odilon Félix da Silva e Mariana Raulino. Fez seus estudos primários, na sua terra natal, e muito jovem começou a trabalhar, auxiliava seu pai, que também era comerciante, mas demonstrava tendência para as artes, sobretudo para a música, dedicando-se depois a profissão de alfaiate.

Em 1920, integrou-se à banda de música, regido por seu irmão, Maestro Odílio Silva e outros companheiros, passou uma temporada em Limoeiro do Norte, onde participou de suas atividades profissionais, e do Grêmio Musical Santa Cecília. Em 1940, chegou à progressista cidade de Tabuleiro do Norte-CE, onde passou a exercer as suas atividades profissionais e fundou uma Bandinha de Música, que muito serviu àquela cidade e à região jaguaribana, causando admiração, principalmente à sua comunidade. Casou-se com a Senhorita Adelina Guerreiro Chaves, em 1953.

Compôs músicas, frevos, xotes, valsas, marchas carnavalescas, sendo também o Hino Oficial de Tabuleiro do Norte de sua autoria, composto em 1958, quando da fundação do município, com letra do Monsenhor Otávio Santiago, vigário Geral da Diocese de Limoeiro do Norte, integrou-se à vida social e religiosa de Tabuleiro do Norte. Faleceu em Quixadá, 1984, aos 86 anos, deixou um vácuo imenso, saudades e recordações, pois tinha um coração de criança, sorriso sempre que distanciava do ódio e da maldade. Assim escreveu seu irmão Meton Maia e Silva.

Esse dia para mim é cheio de recordações. Posso chamá-lo de Pai Herói. Não chegou conhecer seus netos, mas deixou um legado que será recebido por eles. Esse homem, chamou-se Fenelon Odilon da Silva, meu pai, avô dos meus filhos: Brunno Guerreiro e Victor Fenelon.

"SAUDADES: Presença do Ausente".

# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.