terça-feira, 18 de outubro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Cultura)

Cultura e Juventude

Por Rayane Moreira (foto)

Cultura é um tema pouco prestigiado e que recebe poucos investimentos. No entanto, o tema está entre os que mais interessam os jovens. Resultado de pesquisas apontam que os assuntos que mais preocupam os jovens são "violência" e "emprego", mas quando se trata dos temas que mais interessam, cultura e lazer aparecem com destaque. A importância de cultura para os jovens pode ser percebida, até mesmo na definição de juventude, para muitos - "ser jovem" significa - aproveitar/curtir a vida.

Essa ligação entre cultura e diversão reforça uma percepção social que situa esse tema como algo superficial, e não como prioridade, onde muitas vezes sofre desvios de investimentos de questões consideradas mais urgentes e necessárias e se cria muitas vezes uma imagem negativa da juventude: ao demonstrar interesse maior pela cultura e entretenimento do que por outros assuntos, como política, economia, entre outros, e os jovens acabam sendo vistos como despreocupados, alienados, descompromissados com as questões "realmente sérias".

Contudo, as experiências que constroem através da cultura e do lazer, são as mais importantes para a juventude porque através dela são construídos espaços de sociabilidade, identidade individual, onde vão descobrindo seus gostos e escolhas e elegendo um "estilo" próprio, um modo de ver o mundo, de posicionar nele e expressar seu posicionamento.

# Currículo: Rayane Moreira, natural do município de Paraipaba, hoje residindo em Fortaleza, já trabalhou em rádio, repórter de site, já foi eleita Garota Regata (concurso muito renomado) do seu município, como também, já realizou trabalhos como modelo. Atualmente, cursa Jornalismo na instituição de ensino FANOR- Faculdades Nordeste. Apaixonada pela comunicação desde pequena. Jornalismo se tornou a concretização de um enorme sonho, é amante da notícia e do entretenimento. Costuma dizer: que faz melhor quem gosta do que faz! Maior objetivo é se realizar profissionalmente na vida pessoal. Também apaixonada por música, cinema, moda e todos os campos da mídia. O seu artigo é sempre publicado na terça-feira.