Primeiramente gostaria de falar da minha grande satisfação. O prazer em fazer parte do time de articulistas deste blog e escrever sobre um tema que particularmente me identifico muito. Também gostaria de agradecer o convite e pela confiança depositada.
O que é Cultura?
Sem dúvida um questionamento que gera discursões. Existira uma única forma de cultura? Será que tudo é cultura, ou não? Onde ela estaria presente?
A cultura está em todos os lugares, nos costumes, crenças e tradições de um povo, através dela é constituída a identidade de uma sociedade. Não existe uma única cultura que possa ser considerada como a correta, a culta, cada grupo possui suas formas de expressões, seu modo de pensar, e comportamentos próprios.
Cultura é tudo aquilo que possui a interferência do homem, quando o indivíduo passa transformar algo de seu estado bruto, pra algo manipulado, até mesmo um ato por mais insignificante que pareça.
Cada indivíduo possui uma visão crítica sobre este tema. Há quem diga que cultura popular não seja considerada cultura, e há quem discorde, já que tudo é cultura, como poderia haver campos distintos da mesma? Vamos exemplificar: a literatura de cordel (cultura popular), um folheto com rimas, e uma das fortes características culturais do país, que com o avanço tecnológico acabou se modernizando e já pode ser visualizado pela internet. Mas será que com essa mudança poderia deixar de ser considerado como algo cultural, já que uma de suas características principais é a escrita? Na minha opinião não, ele apenas se adequou as transformações da era da globalização, e no entanto não perdeu sua essência principal, apenas mudou o meio de veiculação, mas suas belas histórias ainda continuam.
Agora, pare e pense: Afinal o que é cultura para você?
# Currículo: Rayane Moreira, natural do município de Paraipaba, hoje residindo em Fortaleza, já trabalhou em rádio, repórter de site, já foi eleita Garota Regata (concurso muito renomado) do seu município, como também, já realizou trabalhos como modelo. Atualmente, cursa Jornalismo na instituição de ensino FANOR- Faculdades Nordeste. Apaixonada pela comunicação desde pequena. Jornalismo se tornou a concretização de um enorme sonho, é amante da notícia e do entretenimento. Costuma dizer: que faz melhor quem gosta do que faz! Maior objetivo é se realizar profissionalmente na vida pessoal. Também apaixonada por música, cinema, moda e todos os campos da mídia. O seu artigo será sempre publicado na terça-feira.