quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Simulação. Nossa contribuição para se ter um serviço público de qualidade em Icó

No mundo moderno de hoje, o serviço público se tornou mais exigente. Nesse sentido, se faz necessário ter pessoas preparadas e competentes, na função certa e no lugar certo. Na política, é a mesma coisa, especialmente, aqueles que detém mandatos, seja no executivo ou no legislativo.

É importante os prefeitos, governadores e presidente da República se cercarem por auxiliares sérios e comprometidos com os reais anseios da população. O secretariado de uma gestão municipal representa o braço direito de um prefeito. Para isso, é primordial que a escolha seja baseada em critérios que possa aliar "política" com capacidade técnica. Ir contra a isso é querer acomodar aliados somente para satisfazerem o ego e a vaidade dos que o apoiaram durante as eleições. E isso é um erro fatal.

As consequências de uma gestão desastrosa pode vir depois, com o tempo e com a insatisfação popular, até mesmo através de pesquisa de opinião. O resultado é simples para nós, icoenses! Basta ver a enquete exposta no Blog do advogado Fabrício Moreira até o momento sobre quatro possíveis candidatos a prefeito de Icó em 2012.

Sendo assim e como havíamos dito em um "post" anterior, simularemos aqui uma relação de pessoas capacitadas e que pode realizar uma grande gestão nas dez secretarias que compõem o organograma governamental da Prefeitura Municipal de Icó. Levamos em conta, a idoneidade administrativa já comprovada, a capacidade técnica e sem nenhuma distinção política, de cor, raça ou gênero.

O nosso propósito é ampliar o debate rumo a campanha eleitoral de 2012, no momento em que o nosso município icoense comemora os seus 169 anos de emancipação política e de história. Aqui no Blog, nesse momento, seremos o "prefeito eleito" com a incumbência de nomear o seu secretariado municipal.


Bandeira Oficial do Município de Icó (CE) - 25 de outubro de 1842 (169 anos)

Assim como nós, muitos icoenses desejam um dia governar o Icó, mas, infelizmente, alguns poucos tem voto suficiente para se eleger, o que é o nosso caso. A vida política foi feita para alguns. Não é à toa que hoje é passada de geração para geração, bem no estilo de um rodízio de "pizza". Na nossa terra, temos um exemplo claro. Muitos tentam, mas terão que lutar muito para conquistar o poder. Nesse interím, deixamos aqui a nossa contribuição. Acata se quiser!

# Chefe de Gabinete: Heitor Muniz (estudante de Direito e filho de Vavá Muniz);
# Educação: Professora Nair Batista (ex-diretora da Escola Vivina Monteiro);
# Trabalho e Ação Social: Padre José Augusto (30 anos de sacerdócio, 29 anos somente em Icó);
# Cultura e Turismo: Aldo Filho (ator, teatrólogo e filho do ex-prefeito Aldo Monteiro/in memorian);
# Saúde: Gabriel Soares (médico e neto do médico Rui Soares, que trabalhou muito tempo em Icó);
# Infraestrutura: Kildare Colares (engenheiro civil e filho do senhor "Colares", detentor de um casarão na Avenida Ilídio Sampaio, bem no centro histórico de Icó);
# Esportes: Alysson Barbosa (educador físico e filho do inspetor Barbosa, da Polícia Rodoviária Federal);
# Agricultura: Erivan Anastácio (PT e servidor público do DNOCS);
# Finanças e Administração: Meire Penaforte (bancária - Banco do Brasil e presidente da AABB);
# Meio Ambiente: Professor João Ancelmo (Centro Vocacional Tecnológico - CVT);
# Procuradoria Geral do Município (PGM): Fabrício Moreira (advogado e vice-presidente da Subsecção Iguatu/CE).

PS: Criaria, a exemplo de outros municípios como Sobral, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, bem como as diversas Coordenadorias Especiais ligadas ao gabinete do prefeito (Diversidade Sexual, Idoso, Infância e Adolescência, Igualdade Racial e Apoio a Deficiência Física e Visual). Nota-se, acima, que a única secretaria assumida por não icoense é a pasta da Saúde, a mais problemática da atual gestão. Nesse sentido, nomearíamos um "MÉDICO" fora das hostes de Icó para ver se o resultado melhoraria. Do jeito que está é que não pode ficar. Gabriel é neto de um dos maiores médicos que a nossa cidade já teve, dr. Rui Soares. Com a sua partida para o Reino dos Céus, deixou como legado na Medicina dois netos, os gêmeos Gabriel e Filipe Soares, filhos do médico oftalmologista Manoel Augusto Soares. A família residiu por muito tempo onde hoje é a residência da senhora Maria José Monteiro (Maguela) e do jovem Matheus José Monteiro Bizarria, ex-diretor presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), bem ao lado da Prefeitura Municipal. Criaria, ainda, a Secretaria de Comunicação Social para atuar junto a imprensa e divulgar as ações da PMI [outra área "fóbica" do atual governo municipal]. Para este cargo, nomearia o colega jornalista Yuri Guedes, editor do Site Icó é Notícia e um verdadeiro amante da terra icoense. Com um pouco mais de força de vontade, o Icó tem jeito, sim! Precisa é de pessoas competentes nos lugares certos. Assim, o trabalho renderia muito mais. A discussão está lançada!