segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Carreira e Crescimento Profissional)

Se beber, o motorista não dirige!

Por Prof. Menegatti (foto)

Pensando nessa necessidade de mercado, a Nissan lançou recentemente um novo conceito que promete fazer o motorista cumprir a lei.

O projeto consiste num conjunto de dispositivos encarregados de monitorar a lucidez do motorista. Caso não passe nos testes, o carro para e dispara um alerta.

Veja quais são os testes realizados:

1. Marcha: o motorista não consegue mudar de marcha sem que o sistema faça um exame de transpiração na palma da sua mão.

2. Banco: se o motorista pensar em usar luvas para dirigir, saiba que a segunda etapa dos testes inclui um sensor de odor no banco do motorista e nos assentos dos passageiros.

3. Rosto: se abrir as janelas e conseguir enganar o sistema com um aromatizador barato, vem a parte mais interessante deste carro. Uma câmera é apontada diretamente para o rosto do motorista, e com uma leitura de pontos-chaves do rosto, principalmente os olhos, é possível identificar o nível de consciência do motorista. Desta forma, tanto para níveis alcoólicos elevados, como para motoristas com sono, ao detectar uma possível sonolência, o sistema emite o alerta e de quebra dá-lhe um apertão com o cinto de segurança.

Essa é sem dúvida uma ótima ideia e esperamos que, ao ser produzido, este carro seja acessível para todos os bolsos e com isso consiga atingir seu principal objetivo, reduzir o grande número de acidentes.

# Currículo: Prof. Menegatti é considerado um dos maiores conferencistas no desenvolvimento do potencial humano e um expert em desempenho de alto nível. Palestrante em Vendas, Motivação e Liderança. É autor de vários livros e DVD´s, entre eles o sucesso editorial "Talento - É fazer coisas comuns de forma extraordinária", CD "O Líder Influenciador" e o DVD "Campeão de Vendas". Contatos: www.menegatti.srv.br - menegatti@menegatti.srv.br Prof. Menegatti escreve nesse espaço toda segunda-feira.