quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Artigo do Editor!

Por Voltaire Xavier
Jornalista

De iniciativa do mandato do vereador Júnior Dantas (PRB), presidente da Câmara Municipal de Icó, será aprovado por estes próximos dias, o projeto de Lei que diz respeito ao incentivo à cultura em âmbito local por meio de incentivos fiscais, especialmente, em relação ao ISS e IPTU.

É uma grande proposta parlamentar em um poder legislativo sem produtividade nenhuma durante este período vigente (2009/2012). Até que enfim algo que beneficia o conjunto da população.

De acordo com a propositura, o projeto determina um valor percentual que deverá ser usado como incentivo fiscal cultural, fixando em 10% da receita proveniente do ISS e do IPTU para o ano de 2012, caso seja aprovada. Ainda de acordo com o projeto, poderemos ter em breve a criação do Fundo Especial de Promoção das Atividades Culturais (FEPAC), que centralizará os recursos para uma posterior aplicação em projetos culturais.

Com certeza é uma conquista importante para a classe artística e cultural de Icó, no momento em que o nosso município completa 169 anos de emancipação política e de história. Pois bem! Está aí uma atuação política que precisa ser festejada neste ano de 2011 em terra icoense.

Está de parabéns o vereador Júnior Dantas por apresentar uma proposta tão relevante para a nossa cultura. Não temos dúvidas quanto a aprovação e legalidade do projeto de lei. É uma das ações nestes últimos anos que teve uma grande aceitação por parte de nossa população. E aqui merece o nosso reconhecimento.

Tudo o que for para o bem do município, principalmente, nas áreas de saúde, educação, cultura e ação social, o Blog vai apoiar integralmente. No nosso entender, é este projeto de lei que amenizará um pouco a desastrosa gestão da secretária Jequélia Alcântara a frente da Secretaria de Cultura e Turismo de Icó, que já dura quase oito anos.

Só esperamos que os demais vereadores icoenses acordem e façam valer os seus mandatos, apresentando projetos que realmente dignifique a nossa cidade e a nossa gente. Temos que pensar o Icó na coletividade e não surrupiar o dinheiro público em prol de interesses pessoais e individuais.

Parabéns Icó pelo projeto de lei de incentivo à cultura! Um presente digno de uma Princesa do Sertão...

# Na foto: Blogueiro com o ator Jorge Pontual, da Rede Record, durante solenidade de abertura do Cine Ceará 2011, no mês de junho passado, no Theatro José de Alencar, em Fortaleza (CE).