domingo, 30 de outubro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Arte e Entretenimento)


Festival - Conscientização, amor e entretenimento em busca de respeito!

Por Rogério Maia (foto)

Queridos leitores, hoje não trago apenas pinceladas de arte e entretenimento e sim uma aquarela lotada com sete cores de cunho social, luta, pedido de respeito, conscientização e divulgação de uma ideia ainda não totalmente aceita por parte da população! Estou falando do 5° For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual. O Festival é um evento cultural e educacional que traz um conjunto de seminário, oficinas, shows, exibição de filmes e curtas-metragens, além de exposições e espetáculos teatrais e de dança, todos com a temática LGBT. O evento como um todo até a edição passada produziu 10 vídeos para ações educativas de respeito à diversidade sexual e já capacitou 200 pessoas.

Esta 5ª edição do festival que teve abertura em 27 de outubro na Donna Santa com a presença de Elke Maravilha, Macaúba do Bandolim e da extraordinária voz de Marta Aurélia, segue até o dia 3 de outubro quando terá encerramento com a famosíssima Rogéria no Unique Clube. Juntamente com outros dois espaços de Fortaleza (Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira e Casa Amarela Eusélio Oliveira) o festival traz gratuitamente atrações e atividades que trabalham a promoção da igualdade de direitos e da convivência em paz e sem preconceito de orientação sexual ou de gênero dos seres humanos. E tudo isso, gratuito!

O For Rainbow é um dos projetos da instituição "CENAPOP, criada em 1986 que iniciou suas atividades no município de Caucaia-CE com ações educativas visando o fortalecimento das lutas populares e a disseminação de conhecimentos da realidade sócio ambiental, cultural e histórica das comunidades excluídas." O For Rainbow, de acordo com a organização do evento, apresentou nas edições anteriores um público de mil pessoas por dia e já percorreu vários municípios cearenses, inaugurando-se como itinerante em Santos, Porto Alegre, João Pessoa .

Nomes marcantes no cenário cultural cearense como Silvero Pereira, Silvia Moura, Marta Aurélia e Yuri Yamamoto marcam presença no festival, assim também como artistas de outros estados do Brasil e do mundo. "O festival tornou-se internacional e inaugurou sua mostra competitiva de longa metragem apresentando filmes, entre os quais, brasileiros ainda inéditos no Ceará... formando um caleidoscópio audiovisual de manifestações estéticas da multidiversidade humana vivenciada em nosso planeta."

Ações como estas que buscam uma sociedade melhor, mais justa e igualitária estão de parabéns! E o For Raibow é isso, a busca por interferir na realidade das práticas que descriminam e violentam a população LGBT, almejando paz e direitos iguais e acima de tudo respeito! Sendo assim, é muito bem-vinda e agraciada pela classe de artistas cênicos, pela população LGBT e deveria também ser pela comunidade em geral.

E um aviso ao desatualizados de mente pequena: É hora de acordar para a realidade, já estamos no século XXI!

Programação completa no site/fonte: http://www.forrainbow.com.br

# Currículo: Rogério Maia é estudante do 6º semestre do curso de Jornalismo da Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Concludente do curso Princípios Básicos de Teatro, do Theatro José de Alencar. Apreciador de música, teatro, dança, circo, artesanato e outras artes em geral. Amante da escrita e da leitura, fascinado em escrever crônicas e contos trágicos com pitadas apimentadas de surpresa e romance. É ainda assessor-estagiário da Secretaria Executiva Regional III, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e foi produtor do Rock in Rio, no Rio de Janeiro, considerado o maior festival de música do Planeta. O seu artigo é publicado sempre aos domingos.