terça-feira, 18 de outubro de 2011

Notas Curtas!

# Ministério do Esporte

O que faz com que o Brasil não cresça é o crescimento da corrupção desenfreada. É um mal que nós carregamos há um bom tempo. Desta feita, mais um ministro do governo Dilma Rousseff (PT) está sendo acusado por práticas delituosas em sua pasta ministerial. Estamos nos referindo ao ministro do Esporte Orlando Silva, do PCdoB. A revista Veja fez recentemente uma séria denúncia sobre o gestor nº 1 das atividades brasileiras da Copa do Mundo a ser realizada em 2014 aqui no Brasil. Por sua vez, Orlando Silva se defende das acusações e já solicitou uma investigação em alguns órgãos de controle para apurar este caso. O que se sabe é que ele teve que retornar ao País antes do fim do Panamericano que ocorre em Guadalajara, no México. Nesse sentido, é bom alguém dizer para o deputado estadual Lula Morais, do mesmo partido do ministro, que ao invés de votar contra a ida do secretário da Casa Civil do Ceará, Arialdo Pinho, para prestar esclarecimentos sobre o episódio dos "consignados", propôr a este gestor estadual que compareça a Assembleia Legislativa voluntariamente, assim como fez o ministro Orlando Silva, ao anunciar que vai ao Congresso Nacional explicar o imblóglio. E não ser incoerente como ultimamente vem sendo, deixando para trás tudo o que construiu em sua vida acadêmica, profissional e política.

# Viva os médicos!

18 de outubro é o dia do Médico. E a eles desejamos muito sucesso profissional. São verdadeiros campeões, muitas vezes trabalhando sem as mínimas condições, em situações precárias e sem nenhum tipo de material. Os respeitamos muito por sabermos que são profissionais que trabalham diretamente ligados a vida das pessoas. Parabéns à todos os médicos cearenses, em especial, aos médicos de Icó, em nome do diretor-geral do Hospital Regional, Gildivan Oliveira, e do proprietário do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSD). Que os nossos administradores públicos se sensibilizem mais e invistam no profissional médico, realizando cursos de capacitação, dando salários adequados com suas especialidades e equipando nossos órgãos de saúde, dentre eles, os Postos de Saúde [atenção básica] de nossos municípios, muitas vezes sem nenhuma condição de higiene e totalmente depredados. Saúde de qualidade passa também pelo incentivo dos médicos.

# E por falar em saúde...

Mas, infelizmente, em Icó, a saúde não tem muito o que comemorar em pleno aniversário de 169 anos de emancipação política e de história desse município. Na última segunda-feira (17), um paciente idoso foi deslocado para o vizinho Iguatu (CE), com infecção hospitalar, para fazer um exame sério porque simplesmente no nosso Hospital Regional não tem um aparelho de tomografia. É a gota d'água. E o que é pior. O paciente foi deslocado pela sua filha num carro de um amigo da família, sem nenhum acompanhamento médico. Quando na realidade ele só poderia sair da unidade de saúde em uma ambulância [por precisar de auxílio] e por está lá hospitalizado, além de algum profissional médico a tira-colo. Isso é um crime com todos os pingos nos "ii". O que sabemos é que as providências já estão sendo tomadas pelo Ministério da Saúde. A denúncia já foi encaminhada para este órgão por um dos filhos do icoense hospitalizado. É a política adotada pelo secretário de Saúde Daniel Peixoto, que não é médico. É farmacêutico por formação, assim como é o nosso pai. A sua gestão é crítica e cheia de erros. Só não vê quem não quer!

# NN fará palestra

Durante o VII Encontro Estadual de Radialistas, Jornalistas e Blogueiros do CE a ocorrer em Icó, no próximo sábado (22), às 9 horas, no auditório do Centro Social Urbano (CSU), o deputado estadual Neto Nunes (PMDB), segundo secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, ministrará uma palestra sobre "emancipação de Distritos", tendo em vista a inclusão de alguns Distritos da Região Vale do Salgado e Centro Sul neste projeto, a exemplo de Lima Campos (Icó) e Alencar (Iguatu). Com a saída de Domingos Filho (PMDB) da AL para a Vice-Governadoria, coube a NN trabalhar em prol deste tema acima citado, além de outro tema: o limite de territórios. O ex-prefeito de Icó é um dos ferrenhos apoiadores destas duas reinvidicações. Participe você também de nosso encontro!

# Frase do Dia!

"Em um País que não lê, a capa é a notícia".

(Ciro Gomes, ex-presidenciável e ex-governador do Ceará)