sábado, 22 de outubro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Moda)

Colorir e florir para a Moda!


Por Ian Albuquerque foto)


A Chita sempre foi considerada algo sem charme, apenas para cobrir os corpos pobres de garotas do interior e se não, decorar as casinhas de pau-a-pique com cortinas floridas e cores fortes. Mas, antes de comentarmos sobre este tipo de tecido... vamos conhecer a origem etmológica do produto.

Chegou ao Brasil, por meio dos portugueses em 1800, vindo da India, pelo nome de Chintz. E logo, a criatividade brasileira, aliada a tradição africana, miscigenou nome e tecido transformando em algo mais alegre, floral e super colorido, assim, tornando-se um ícone da identidade nacional como: o fuxico e a renda. Os brasileiros do interior logo se identificaram com as peças que muitas vezes eram vendidas em retalho, onde a inovação mais uma vez brasileira, modela peças fantásticas, como exemplo: para nossas Festas Juninas (versão francesa da dança e indumentárias) ou seja, Chita é um tecido ordinário de algodão estampado em cores com motivos dos mais diversos.


Porém, o homem pode dar volta ao mundo, perceber seus costumes e riquezas, mas, sempre retorna a suas origens. Digo, que na Moda, grandes estilistas, decoradores, considerados internacionalmente, utilizam-se do rústico, da aparente simplicidade das cores, texturas que a Chita pode oferecer em diversos segmentos da beleza, moda e decoração.


A Chita também é utilizada em danças folclóricas e culturas religiosas, com grande força nas regiões norte-nordeste que cativa centenas de turistas que ficam encantados com tamanha agilidade, e da estranha união do simples e do sofisticado. Esses artesãos, costureiros, designesr... sejam como forem chamados, sempre apresentam novas ideias, superando a expectativa das tendências na moda.


Chita.....Chitinha...Chitão! Grande desbravadora de mares e passarelas.


Viva a nossa Chiquita Bacana.


# Currículo: Formado em Turismo e Hotelaria, começou a estudar para Designer de Moda este ano. Cursa inglês e francês. Adora customizar suas roupas. Coleciona perfumes. Adora animais. Pretende ter sua própria griffe com seu nome BY Ian Albuquerque. Tem um Blog de Moda na web e adora falar, estar, manter, permanecer na moda e ligado nas tendências. Gosta, de coração, de ajudar as pessoas, poder servir de alguma forma, pois, amizade é essencial para o ser humano. Ian escreve nesse espaço todos os sábados.


* Acesse: http://www.ianalbuquerque.blogspot.com/