segunda-feira, 10 de outubro de 2011

"Tiradas do Baú"

Anualmente é realizado em Icó (CE) a terceira maior festa religiosa do Estado, a Festa do Senhor do Bonfim, que compreende os dias entre 23 de dezembro e 06 de janeiro, que é quando acontece a subida do santo ao seu altar-mor.

A Igreja do Senhor do Bonfim fica localizada bem no centro histórico de Icó, no Largo do Theberge, ao lado do Sobrado do Barão do Crato. É um belíssimo templo construído pelos nossos antepassados e onde abriga a imagem do santo que chegou no município por volta de 275 anos atrás.

Senhor do Bonfim não é o nosso padroeiro, mas para muitos icoenses é considerado sim o padroeiro da cidade, devido a dimensão de sua festa. O evento é maior do que a festa realizada para festejar a data da padroeira, Nossa Senhora da Expectação, que dá nome a Igreja Matriz.

Por ano, milhares de fiéis acompanham o desenrolar da Festa do Senhor do Bonfim. Turistas do Brasil inteiro participam das celebrações, o que deixa a nossa maior praça lotada durante as noites de novenas, que ocorrem entre os dias 23 e 31 de dezembro, véspera de ano novo. Já a procissão do santo pelas principais ruas de Icó acontece no dia 1º de janeiro de cada ano, transformando as nossas festividades de fim de ano melhores e mais animada. Não é à toa que "só no Icó nós temos uma festa bonita assim...".

Durante a procissão, milhares de fiéis fazem promessas, uns andando descalços, outros com tijolos nas cabeças, cada um do jeito que podem, mas com muita devoção ao Senhor do Bonfim. Realmente, é uma linda festa que vale a pena conhecer.

No trajeto dar para perceber a alegria das pessoas, tanto caminhando, como nas calçadas das casas centenárias que ficam no entorno da avenida Ilídio Sampaio (Rua Grande) e da Rua Dr. Inácio Dias, todas enfeitadas para ver o santo passar. A Prefeitura Municipal recebe as autoridades nas suas varandas e ornamenta a frente do Palácio da Alforria com um lindo arco alusivo a festa.

Antes, durante as noites de novenas, são realizadas quermesses, bingos e missas solenes (noite de Natal e Réiveillon). E de dia, a cada madrugada, fiéis participam das caminhadas aos bairros periféricos de Icó. Tudo em nome do Senhor do Bonfim.

Após a procissão, o santo fica exposto na sua Igreja para visitação por durante seis dias. No dia seis de janeiro, ele sobe ao seu altar, numa bonita celebração, que até já contou com a participação especial do cantor Batista Lima, da Banda Limão com Mel, que cantou uma linda canção. A partir daí, é hora de lutar no ano que acaba de se iniciar e esperar a festa subsequente. É hora de renovar as esperanças e pedir sempre amor, paz e sabedoria.

A Festa do Senhor do Bonfim em 2011 terá um aperitivo a mais. É a primeira com a coordenação dos novos quatro padres que chegaram no município no mês de abril passado. Padre José Augusto, que completou 30 anos de sacerdócio recentemente, 29 anos só no Icó, já tem vivência perante este grandioso evento, e poderá contribuir e muito com a sua experiência. Vale aqui destacar o trabalho árduo deste sacerdote por longos e longos anos na direção de nossas paróquias, diferentemente do padre Bonfim, cuja administração foi um desastre, daí a saída repentina por ordem da Diocese de Iguatu.

Não poderíamos deixar de mencionar o apoio fundamental que a Festa do Senhor do Bonfim recebe de várias entidades de classes e da Prefeitura Municipal, que fica responsável anualmente por promover a emoção a todos nós. O foguetório após a procissão é um espetáculo à parte. Todos vão ao delírio com tamanha adrenalina. Só vendo mesmo para sentir o que estamos falando aqui. É de arrepiar!

Participe! É de 23 de dezembro de 2011 a 6 de janeiro de 2012. Te vejo lá! Está bem próximo...

# Aguarde: Com várias obras inauguradas na segunda gestão do médico Quilon Peixoto Farias (PSDB) pelo ex-governador Ciro Ferreira Gomes (PSB), o último à época no PSDB também, saiba por que o primeiro não apoiou o segundo para a Presidência da República em 1998 em território icoense, quando já pertencia ao PPS, inclusive, deixando de comparecer ao comício deste realizado em frente ao arco que fica em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação, nossa padroeira. Muitos consideraram, na época, a atitude do ex-gestor icoense como uma verdadeira "traição". É aqui no "Tiradas do Baú" na próxima segunda-feira (17). Não perca!