domingo, 9 de outubro de 2011

Notas Curtas!

# Miss Icó, eis a questão!

No dia 08 de novembro se realiza mais uma edição do concurso de beleza "Miss Ceará 2012", o oficial, promovido pela Agência Book e coordenado pela jovem Jorlene Cordeiro. No ano passado, a Miss Icó (nem corpo de miss possuía) ficou entre as 15 mais belas do Estado, um resultado pífio, a começar pela escolha da garota por parte da administração municipal icoense, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Pela terrinha, com certeza, na época, haveria melhores candidatas para bem nos representar aqui em Fortaleza no Siará Hall. Sem realizar sequer uma eleição para esta escolha, a então postulante foi aclamada, sem sabermos quais os critérios que foram estabelecidos naquela ocasião. Para quem não sabe, cada candidata arca com uma despesa de nada mais, nada menos, do que R$ 7.900,00 (sete mil e noventos reais) somente pela inscrição no concurso, onde a maioria das vezes quem arca é a própria Prefeitura Municipal dos municípios participantes. O que achamos justo se levasse em conta a escolha para o âmbito democrático e não fosse escolhido na calada da noite, sem participação popular. O evento de 2011 se aproxima e até agora sequer conhecemos a nossa candidata a sucessão da modelo Anastácia Duarte, aliás, se é que existe. Com a palavra, a Secult/Icó.

# "O poder pelo poder". Somente isso!

Uma das frases que mais gostamos de pronunciar é: "O poder que não se renova, apodrece!", tão bem afirmada durante a campanha municipal de Icó pelo então candidato a vice-prefeito Fabrício Moreira em 1996. Pois bem! Mas parece que alguns políticos não leva em conta esta máxima, que ao nosso ver, é a pura verdade. Em Saboeiro (CE), o deputado estadual Perboyre Diógenes será pela quinta vez candidato a prefeito. Ele já foi prefeito desta cidade em quatro ocasiões. Trocou o PSL pelo PMDB, para ficar nos pés do senador Eunício Oliveira. Já em Quixeramobim (CE), o suplente de deputado estadual Cirilo Pimenta quer porque quer ser o candidato da situação novamente, desta vez pelo recém criado PSD, legenda alternativa do Palácio da Abolição. Dois cacifes políticos tentando retornarem ao poder de seus municípios. Enquanto isso, o povo fica sem opção e é obrigado a votar pela continuidade em detrimento da mudança, que na maioria das vezes se faz necessário. É hilário!

# Padre José Augusto

Parabenizamos o padre José Augusto pelos 30 anos de sacerdócio, 29 só no Icó. A nossa terra merece ter um pároco do porte deste, por se tratar de uma pessoa humanista, solidário e com muito trabalho prestado neste município. Sem ele, não teríamos hoje a Igreja São José. Nos lembramos perfeitamente o fim da década de 1990 quando éramos sócio do extinto LEO Clube de Icó, de outrora. Naquela ocasião fomos uma das entidades convocada pelo padre José Augusto para engrossar as fileiras da construção de nossa catedral, que está lá erguida para todo mundo vê. O Icó deve muito a contribuição dada pelo nosso festejado padre José Augusto, firme em seus sermões, mas cheio de amor no coração. Parabéns!

# Aniversário de Icó

No próximo dia 25 de outubro, o Icó comemora mais um ano de história. Dois eventos já estão planejados para comemorar esta data. O primeiro, já no dia 22, é o VII Encontro Estadual de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, promovido pela Associação Cearense dos Jornalistas do Interior (ACEJI) e com palestra sobre "limites de municípios" proferida pelo deputado estadual Neto Nunes (PMDB), ex-prefeito icoense. Já o segundo é a participação em mais um edição do Fórum de Ideias Inovadoras, promovido pela Assembleia Legislativa do Ceará e com homenagens aos municípios que comemoram aniversário no mês de outubro (data a ser definida ainda, mas provavelmente será no mês de novembro). Com certeza, a Prefeitura Municipal deve divulgar, para breve, uma programação alusiva ao nosso aniversário, com inauguração de obras, festas e eventos culturais. O Icó merece ser festejado. Uma data como esta não pode e não deve passar em branco.

# Aniversariante do Dia!


Quem aniversaria neste domingo (09) é o vice-governador do Ceará, Domingos Filho (PMDB), ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa. Casado com a icoense Patrícia Aguiar, ex-prefeita de Tauá (CE), e pai do deputado federal Domingos Neto (PSB), o aniversariante tem serviço prestado ao povo de Icó. Domingos Filho festeja seu dia justamente num dia de domingo. Desejamos em nome do Blog muitos anos de vida e que sempre seja um político comprometido com as causas do Ceará. Parabéns!