segunda-feira, 3 de outubro de 2011

"Tiradas do Baú"

No último sábado (01) foi lembrado os 23 anos de falecimento do ex-comerciante Raimundo Roberto de Alencar. Ele veio a óbito no ano de 1988. Foi casado com a senhora Rita Farias de Alencar e tinha duas filhas de criação: Ana Farias Xavier (Naninha) e Marta Maria Farias de Alencar. Foi avô materno desse blogueiro.

Em Icó sempre foi um homem destacado nos meios empresariais e políticos. Foi vereador em duas legislaturas (a eleita em 1947 e a eleita em 1954). Tinha uma voz combativa contra os desmandos administrativos da época. Como comerciante era dono da maior loja de tecidos da região, "A Icoense", localizada onde hoje abriga a Farmácia Farmacentro, do empresário Mauro Dantas. O prédio comercial ainda pertence a uma de suas filhas que o herdou como herança, no caso a nossa estimada mãe.

Nascido em 05 de março de 1906, era filho de José Roberto de Alencar e de Maria Iva de Alencar. Natural de Icó (CE), era um político competente e que ajudou em campanhas de prefeitos passados, inclusive, com fins financeiros. Foi vereador icoense junto com o saudoso Alcides Costa. Os dois lutaram juntos na Câmara Municipal [na base de oposição] em favor do município e de seu povo.

Foi de iniciativa de Raimundo Roberto de Alencar a construção do prédio [que hoje é a loja Ponto Econômico] para sediar o extinto Banco Econômico, sendo uma das primeiras instituições bancárias do município de Icó. Ninguém, à época, quis construir tamanho empreendimento e ele com sua visão de futuro o fez pensando no desenvolvimento da terra icoense. A inauguração se deu através de uma missa celebrada pelos padres Antônio Vieira [aquele mesmo do jumento] e José Alves de Macêdo [que dar nome a maior escola estadual de Icó, o CERE], ambos já falecidos. O prédio ainda pertence a uma de sua filhas.

Muito religioso, era presença constante nos eventos da Igreja Católica. Pertenceu a Irmandade do Santíssimo Sacramento. Contribuia bastante com fundos financeiros para as atividades da Igreja, especialmente, na época da Festa do Senhor do Bonfim (entre dezembro e janeiro), considerada a terceira maior festa religiosa do Ceará.

Por tudo isso, não entendemos o por que do ex-comerciante Raimundo Roberto de Alencar, que fez história em Icó por muito tempo, não ter sequer uma homenagem com um nome de rua, ou de uma praça ou de uma escola municipal. Enquanto pessoas sem serviço prestado ao povo icoense possui. É no mínimo estranho os critérios de homenagem do poder legislativo municipal. Nós mesmos pedimos ao ex-vereador Ademir Maciel (PSDB), como sobrinho legítimo de nosso avô, para homenageá-lo na Câmara Municipal de Icó, mas levou a "banho maria". E o resultado: saiu do poder legislativo sem sequer desengavetar o projeto. O pedido foi feito, infelizmente, só os senhores edis tem este poder.

Mesmo assim, por tudo o que fez pelo Icó, estamos fazendo esta pequena homenagem, aqui no quadro "Tiradas do Baú", publicado neste espaço toda segunda-feira, a um grande homem, um excelente pai e um esposo amoroso que sempre foi. É mais do que merecida.

Aos familiares, só nos resta lembrar dos bons momentos vividos e jamais esquecidos quando tínhamos a presença do ex-comerciante Raimundo Roberto de Alencar entre nós. Seu casarão, ao lado da Prefeitura Municipal, era sempre cheio, com muita comida farta para receber seus amigos e parentes mais próximos. São lembranças que não voltam mais. Hoje, onde era sua casa abriga uma escolinha particular.

>>> Aguarde: Na próxima segunda-feira (10), aqui no "Tiradas do Baú", traremos um texto sobre uma das maiores festas religiosas do Ceará, a Festa do Senhor do Bonfim de Icó, que se aproxima cada dia mais. O leitor vai ficar por dentro sobre o acontecimento, que emociona a todos nós anualmente. Uma história linda que merece ser lida. É na semana que vem!