sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Deus nos acuda. Salve-se quem puder!

A legislação eleitoral é tão frágil ao ponto de permitir mudanças partidárias nas vésperas de todo e qualquer pleito. No Brasil, de dois em dois anos, acontece eleição. E, infelizmente, com este troca-troca partidário jamais poderemos ter a tão propalada fidelidade política, tão discutida no projeto de Reforma Política que está tramitando no Congresso Nacional.

Em Icó (CE), terra natal desse blogueiro, não é mais surpresa termos sistematicamente troca-troca de partidos por parte de nossos "políticos", seja os que detém mandato eletivo ou não, como aqueles que são somente dirigentes partidários.

Para nós, a grande surpresa, em Icó, para a eleição de 2012, foi a entrega do recém criado PSD, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para o médico e ex-prefeito Quilon Peixoto Farias, como bem informou o advogado Fabrício Moreira em seu festejado Blog. É bem verdade que a sigla será mais um partido de aluguel do grupo liderado pelo deputado estadual Neto Nunes (PMDB), que se fortalece muito eleitoralmente.

O seu PMDB é o partido mais forte atualmente, tendo o prefeito Marcos Nunes, como o seu candidato a reeleição. Algumas adesões foram obtidas e um leque de legendas farão parte de sua coligação. O candidato a vice-prefeito desta chapa deverá ser novamente o vice-prefeito Charles Peixoto, que deixou o PSDB e foi pedir "guarita" no PSD, assim como ocorreu com o seu pai.

Nota-se que todos os partidos da base aliada do governador Cid Gomes (PSB) estão sob a tutela da "situação" de Icó, enfraquecendo a oposição, tão comentada aqui neste canto de página em "posts" anteriores. É de se observar ainda que o PSDB, que permanece com o seu único vereador na Câmara Municipal, deve buscar fazer coligação com o DEM, do vereador Ítalo da Paz e do ex-prefeito Jaime Júnior. As duas agremiações já são aliadas em nível federal e estadual. E agora em terra icoense, com certeza!

Outra surpresa é quanto a saída do vereador Evandro Juvino dos quadros do combatente PDT. Um partido como o fundado pelo valente Leonel Brizola [ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro] jamais poderia ter um "político" do nível deste em Icó. Mas aqui é bom nos calarmos. O bom senso pede cautela! Juvino combina mais em seu novo ninho.

E assim caminha a nossa política icoense. Quilon Cia. LTDA migra novamente para outro partido. Foi da Arena, foi do PTB [disputou em 1989 a Prefeitura por esta legenda], foi do PSD da Ditadura Militar e, por último, pertenceu ao PSDB. Neste interím, tem os "oportunistas de plantão" que para saciarem suas sedes de poder trocam de agremiação partidária como "quem troca de roupa".

Pelos nomes ora apresentados para o legislativo icoense, meu Deus do Céu! Os mesmos nomes acomodados de sempre, onde o único discurso é: "Vote em mim em benefício de meus próprios interesses pessoais". Enquanto isso, quem perde é a cidade e o seu povo.

Bora que bora que a campanha eleitoral de 2012 já iniciou. Uns estão se articulando, enquanto outros dormem no ponto. Que vença a democracia icoense!