domingo, 16 de outubro de 2011

Ciclo de palestras retoma atividades no IV Festival UFC de Cultura

Prezados (as),

Estamos a uma semana da próxima atividade do Ciclo de Palestras Direito à Comunicação - a sociedade quer discutir a sua mídia, que tem como tema "Por um amanhã que cante: o direito à comunicação na América Latina". Gostaríamos de reforçar o convite para que todos (as) se façam presentes em mais um momento de troca de informações. O segundo debate do Ciclo faz parte da programação do IV Festival UFC de Cultura, que também percorre os "Caminos de Nuestra América" em busca das identidades latino-americanas, das culturas e estratégias de resistência que a todo momento são criadas neste território. A palestra acontece na próxima sexta-feira, 21, às 16h, no auditório Rachel de Queiroz (Centro de Humanidades 2 - Benfica).

Dialogando com essa proposta, nosso ciclo parte da experiência argentina de elaboração da chamada Ley de Medios, que regulamenta o setor de radiodifusão no país e traz apontamentos importantes, como a limitação à formação de monopólios e a abertura do setor às organizações não-governamentais, sindicatos, universidades e povos originários. Para tanto, contaremos com a presença do presidente da Federação Argentina de Rádios Comunitárias, Néstor Busso, um dos articuladores da Coalização por uma Radiodifusão Democrática. Participará também o jornalista Jonas Valente, mestre em Políticas de Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e integrante do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social. Trazendo a experiência de quem integrou a Comissão Organizadora da I Conferência Nacional de Comunicação, Valente abordará os desafios para a efetivação de um novo marco regulatório do setor das comunicações no Brasil.

Em âmbito internacional, vários países já estão reorganizando seus marcos, especialmente na América Latina, como na Argentina, Equador, Venezuela e Bolívia. As propostas em discussão nesses países visam diversificar as vozes que ecoam através dos meios de comunicação. Esses exemplos internacionais fomentam a discussão sobre o financiamento dos meios e a estruturação dos oligopólios midiáticos e sobre o papel do Estado nesses processos, questões atualmente em discussão no Brasil.

Dando continuidade às atividades do Ciclo, no sábado (22/10), haverá uma aula com Jonas Valente sobre os sistemas de comunicação existentes em países de vários continentes, a exemplo dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha e Japão. Este momento acontece às 13h no auditório da Associação dos Docentes da UFC (Adufc). Lembramos que a palestra é aberta ao público e que a aula deverá respeitar o limite de 50 pessoas previamente inscritas. (Texto enviado para o birô do Blog pela jornalista Iara Moura, do Intervozes, pelo fato desse blogueiro está inscrito neste evento).