segunda-feira, 24 de outubro de 2011

"Tiradas do Baú"

Anualmente, o município de Icó (CE) festeja a Festa do Senhor do Bonfim. O evento acontece de 23 de dezembro a 06 de janeiro, bem na época das comemorações natalinas e de ano novo. É um momento de congraçamento e de louvor. E é sobre este assunto que abordaremos agora no "Tiradas do Baú" desta segunda-feira (24).

Toda a comunidade católica icoense se engaja na festa, que é coordenada pela Paróquia Nossa Senhora da Expectação. Neste ano, contaremos com o trabalho dos novos padres, a frente o Frei Rogério. Bem próximo, o momento é de muito labor e compromisso.

Milhares de fiéis participam. Turistas do Brasil inteiro se reúnem em Icó. E os filhos da terra que residem em outras plagas chegam para rever familiares, amigos e prestigiar o Senhor do Bonfim, nas datas dedicado a Ele.

A procissão ocorre sempre no dia primeiro de janeiro, que também é considerado o Dia da Paz Universal. O Largo do Theberge se enfeita todo para saudar e brindar aquela que é a terceira maior festa religiosa do Ceará, ficando atrás somente da Festa de São Francisco (Canindé) e Padre Cícero (Juazeiro do Norte).

A imagem do Senhor do Bonfim é bem antiga, com mais de 250 anos de existência. Vale a pena conhecer a Igreja do Senhor do Bonfim, localizada bem no sítio histórico de Icó e ao lado do Sobrado do Barão do Crato. Ela foi construída por volta de 1749 e recentemente passou à categoria de santuário. No altar, está a imagem do santo, que veio de Portugal para Icó. Já é tradição acontecer novenas toda sexta-feira na basílica.

Para muitos, o Senhor do Bonfim é considerado o padroeiro da cidade. Mas o que muitos não sabe é que a nossa padroeira é Nossa Senhora da Expectação, cuja festa é celebrada no mês de maio na sua Igreja Matriz (marco zero) do município.

Para relembrar um pouco da história:

O novenário em louvor ao Senhor do Bonfim, nesta cidade, distante 375km de Fortaleza, na região Centro-Sul, é celebrado há 258 anos. É uma das mais antigas festas religiosas do Ceará. Milhares de fiéis participam da programação que inclui novenas, caminhadas e terços. As celebrações prosseguem ainda quando haverá a tradicional procissão pelo centro histórico, queima de fogos e bênção do Santíssimo Sacramento, no altar.

Dezembro é o mês de forte religiosidade no município, quando são realizados três novenários em homenagem à Imaculada Conceição, à Nossa Senhora da Expectação, padroeira do município, e ao Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado). São momentos de louvor e de adoração, reunindo milhares de devotos.

Por fim, é a festa mais esperada do ano, que reúne milhares de devotos em oração, preces, agradecimentos e crescimento na fé.