sábado, 8 de outubro de 2011

Artigo do Editor!

Por Voltaire Xavier
Jornalista

Uma pístola, um ensaio fotográfico pelas lentes do fotógrafo Henrique Ferreira (HF Produções), seis meses de agenciamento na Agência Fera Fashion (com curso completo de modelo e manequim), "passagem" direta para o II Natal Fashion no mês de dezembro na cidade de Icó (CE), uma camisa do time do coração patrocinada pela loja Mart Center (Webson Almeida) e um prêmio surpresa oferecido pela loja Didely Modas (Johannes Matos), além de duas matérias especiais em dois conceituados Blogs (o nosso, com assuntos variados, e do Ian Albuquerque, com assuntos relacionados a moda), participações em eventos e divulgação de trabalhos através de catálogos, revistas e sites. Esta é a premiação destinada aos primeiros lugares do concurso inédito "Mister Blog Ceará 2011", realizado por nós, aqui neste espaço.

Durante dez dias, os 12 candidatos fizeram campanha em busca do voto do internauta. Dois postulantes se deram bem, cada um adquirindo mais de 500 votos, sendo considerado um empate técnico, com ambos obtendo 34% dos sufrágios, o que nos dar direito, como organizador desse concurso, a conceder a vitória para os dois. E, para diferenciá-los, estamos nos referindo ao modelo Webson Almeida, que representou o município de Caucaia, como "Mister Top Blog Ceará 2011", e o modelo Johannes Matos, que representou o município de Palmácia, como "Mister Model Blog Ceará 2011". Esta decisão cabe somente a nós e com os dois iremos trabalhar até meados de 2012, que é quando realizaremos a segunda edição de nosso certame.

O que nos entristece é ver que neste "mundo da moda" existe muita inveja, ambição, panelinha e falta de pudor por parte de alguns produtores cearenses. Para primeiro falar de nossa decisão a respeito do "empate técnico" dado por nós aos dois místeres acima mencionado, precisa antes "olhar para o próprio umbigo". Empatamos e se fosse o caso empataríamos novamente.

Esta premiação concedida dar de dez a zero a muitos "concursozinhos de beleza" que existem por aí. Passar meses perambulando em alguns "programas de auditório" das nossas emissoras cearenses para "aplaudir" artistas e depois de tudo ganhar somente um "book profissional" relacionado ao primeiro, segundo e terceiro lugares, realmente não dar para se comparar com o nosso concurso, que fez sucesso com a primeira edição do "Miss Blog Ceará 2011" (modelo Luana Cristina, de Novo Oriente) e que agora está fazendo muito sucesso com a edição masculina, desde o dia 26 de setembro. Daí a inveja de alguns.

Conjugar voto entre jurados e o júri já saber que a primeira colocada deve ser mulher por "ordem da produção", isso sim é jogar antidemocraticamente. Realizar um desfile com jovens, onde muitos nem sequer tem o perfil exato para ser considerado um modelo ou uma modelo, e no final de tudo não ter distinção entre categorias "masculina e feminina" é que igualmente não dar mesmo.

Se nós empatamos aqui entre os dois candidatos mais bem votados é porque acreditamos no potencial desta dupla, que já está usufruindo os frutos de ser mister. A vitória só dependia de cada um, não teve jurados e o público é quem decidiu. Nesse sentido, Webson Almeida, já como "Mister Top Blog Ceará 2011", participou, na última quarta-feira (05), do coquetel de reinauguração da loja Piffy Lingerie, no Maraponga Mart Moda, e neste sábado (08), se submeteu ao seu ensaio fotográfico com a participação especial da modelo Amanda Vasconcelos, da Braz Models Agency Management e linda por natureza (uma das premiações). O trabalho foi realizado no Parque do Cocó, uma área verde belíssima e que você, caro leitor, conhecerá em breve o resultado deste labor, onde o fotógrafo Henrique Ferreira não mediu esforços em momento algum. Detalhe: para entrar neste parque ecológico para fotos só com autorização da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), do Governo do Estado.

Ainda sobre o empate concedido por nós aos candidatos de Caucaia e Palmácia, respectivamente, Webson Almeida e Johannes Matos, foi mais do que justo e merecido, basta ver as várias mensagens de apoio que recebemos desde a última terça-feira (04), quando foi dado o resultado final. Este caso omisso somente nós poderíamos resolver e foi o que aconteceu. Somos muito decididos na hora de se tomar uma atitude desta magnitude.

Olhar para os projetos dos outros com "cara pálida" é muito fácil. O difícil é olhar para os seus próprios projetos. Se empatamos aqui é a mesma coisa em dizer que um "certo concurso" empatou em três lugares (1º, 2º e 3º) por não ter tido distinção de categoria nenhuma (masculina e feminina). Os três ganharam somente um "book profissional", tirando o brilho de quem conquistou o primeiríssimo lugar. E nós não. Empatamos porque houve um "empate técnico" na votação, com cada um dos dois obtendo mais de 500 votos, numa diferença de 13 votos. O que é muito salutar!

Este "certo concurso" até que teve o seu valor, principalmente, por resgatar da "periferia" de Fortaleza jovens promessas para o mercado de moda cearense. Inclusive, já foi bastante elogiado aqui mesmo por nós durante várias vezes. Mas, para falar deste Blog e do concurso Mister Blog Ceará 2011, tem que ter muito cacife e bastante experiência, principalmente, nesta área de moda, por existir muito "espertalhão" em busca de se satisfazer profissionalmente. Mas é bom que se diga que existe muitos profissionais sérios entre estilistas, produtores, scouters, designers, modelos, agentes, fotógrafos e jornalistas neste meio. Nós mesmos temos bastante contato, daí o nosso Blog ser referência quando o assunto é moda.


No mais, sem mais delongas, e sem guardar nenhuma "nódoa" de quem quer que seja, pedimos desculpas pelo desabafo e bola para frente, como sempre fazemos questão de dizer. Como jornalista continuaremos a bordo, especialmente, na área de moda, que completou dois anos que atuamos neste meio também e que, graças a Deus, aprendemos a gostar. Somos críticos até por força de nossa profissão e assim continuaremos. Aos invejosos, fiquem tranquilos. Não somos produtor de moda e nem temos esta pretensão. Longe de nós e fazemos questão de dizer isso a todos que procura o nosso trabalho, seja para participar de eventos, de desfiles e até mesmo para solicitar uma matéria aqui neste canto de página.

Aos amigos, sucesso sempre. E ao Webson e ao Johannes contem conosco sempre. O reinado de vocês está apenas começando.

Temos dito!

# Foto 1: Blogueiro e o modelo Brunno Guerreiro, de Quixadá (CE), ex-Mister TUR Ceará 2010 e atual Mister Ceará Brasil 2011 e Mister Model ECO Brasil 2011, durante concurso para a escolha da "Miss Santa Quitéria", em agosto de 2010, e organizado pelo produtor de moda, Franklei Charles Tavares.

# Foto 2: Blogueiro e a modelo Amanda Pignataro, Mulher ECO Brasil 2010, na mesa de jurados do concurso "Miss Santa Quitéria", município localizado na Zona Norte do Ceará e pessoa das mais queridas desse jornalista no meio da moda. Tanto ela, como o querido Brunno Guerreiro, fizeram parte da abertura do I Natal Fashion realizado no dia 11 de dezembro de 2010, no Teatro da Ribeira dos Icós, no município de Icó (CE), e organizado por nós e pelo produtor icoense Joedson Models.