domingo, 21 de outubro de 2012

Viva Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Icó

Edificada no século XVIII, e radicalmente reformada no ano de 1828, a Igreja do Rosário é um sinal da fé católica difundida cá na terra dos Icós (os aborígines). No entanto, o templo também é um estigma histórico da divisão entre senhores e escravos, ricos e pobres, pretos e brancos em nosso município, durante o decorrer do Século XVIII e XIX. Localizada distante do âmbito da alta sociedade icoense daquela época, a Igreja do Rosário era o refúgio e o conforto daqueles (as) que viveram sob as correntes e os castigos humilhantes do sistema escravista. Conforme Campos (1980) com a aprovação do Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Icó, pela Assembleia Legislativa da Província do Ceará, em 26 de novembro de 1870, pela resolução de n° 1.369, a Festa do Rosário, adquiriu uma nova roupagem, porque a partir de então, além dos “pretos forros” (os alforriados) e escravos, pessoas de “outras cores” poderiam participar se caso almejassem adquirir as normas do Compromisso, um regimento formal que regulamentava todos os deveres da congregação. Chegado o momento da festa, a imagem de Nossa Senhora do Rosário era retirada do trono para a realização da procissão, juntamente com a imagem de São Benedito. Um negro e uma negra eram eleitos anualmente como Rei e Rainha da Festa do Rosário de Icó, figuras folclóricas e tradicionais, que eram selecionadas através da votação dos componentes da irmandade, como símbolos da alegria e da cultura negra.
 
Referências: CAMPOS. Eduardo. As Irmandades Religiosas do Ceará Provincial - (apontamentos para a sua história). Secretaria de Cultura e Desporto. Fortaleza, 1980.
 
LIMA. Miguel Porfírio de. Icó em fatos e memórias. Icó, 1995.
 
Nota do Blogueiro: Resumo escrito e enviado para o birô do Blog, por email, pelo blogueiro e historiador Luan Ribeiro Sarmento, estudante de Serviço Social, da Faculdade Vale do Salgado (FVS) e grande conhecedor da cultura icoense. Neste domingo (21), acontece a tradicional procissão de Nossa Senhora do Rosário, saindo da Igreja de mesmo nome e percorrendo as principais ruas de Icó. Prestes a comemorarmos o Dia da Consciência Negra, que acontece no mês de novembro, traremos uma homenagem nesta data com fotos clicadas pelas lentes do fotógrafo Ronaldo Donizeti, de São Paulo e excelente profissional da fotografia brasileira. Aguarde, é em breve! Só lembrando: a Igreja do Rosário foi construída pelos então escravos icoenses, uma belíssima edificação, símbolo de nossa escravidão e que até hoje está lá para o deleite dos que amam e admiram a nossa cultura.
 

Imagem 1. São Benedito, Igreja do Rosário dos Homens Pretos, Icó (CE). Negro, filho de escravos, Benedito foi alforriado e tornou-se um religioso eremita. Carismático, caridoso, manso e humilde. Através de suas palavras ele possuía um misterioso dom para tocar os corações. É um dos santos mais populares do Brasil.

 
Imagem 2. Secular imagem de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em madeira policromada, estilo barroco. Arte sacra venerada pelos escravos de Icó, no Século XIX (1800). Recentemente, foi restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

 
 
O restante das imagens são eventos culturais que foram realizados acerca da história do Rosário neste ano de 2012.
 
Referências:  ALVES, José Benedito. Os Santos de cada dia. Paulinas. São Paulo, 2012.