quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Anos de esperança, de luta e de poder

Juíza eleitoral de Icó, dra. Lia Sammia de Souza Moreira

Prefeito de Icó, Marcos Eugênio Leite Guimarães Nunes, que não garantiu a reeleição

Ela, a juíza eleitoral de Icó. Ele, o atual prefeito do município.

Para os políticos, a geração atual do Poder Judiciário vem criando procedimentos que dificultam a vida dos corruptos. Já para os eleitores, o País lucra quando os poderosos deixam de ficar impunes por seus crimes.

Dra. Lia Sammia de Souza Moreira estudou para ser uma advogada de sucesso. Hoje, é juíza, sob as bençãos de um concurso público. A magistrada serve ao povo, defendendo os direitos igualitários e honrando o compromisso de sempre colocar a ética acima de tudo, obedecendo as Leis e a Constituição desse País.

Por sua vez, Marcos Eugênio Leite Guimarães Nunes (PMDB), que disputou a reeleição para prefeito de Icó e saiu derrotado, parecia que em meados da década de 1980 estava destinado à pobreza ou, no máximo, ao anonimato. Até que veio o seu pai, que decidiu ser prefeito desse município, com sucesso eleitoral inquestionável. De pobre passou a ser político emergente. 

A sua família passou de anônima e se tornou uma das tradições políticas da terra dos Icós. Após veio as duas eleições de seu irmão para a Prefeitura Municipal, obtendo igualmente sucesso nas urnas nas duas oportunidades.

Contudo, dra. Lia Sammia embalou na carreira acadêmica e jurídica. Marcos Nunes, trocou os estudos pela política, ajudando o seu pai e o seu irmão a se tornarem "políticos profissionais", sem sequer terem outra ocupação. A Prefeitura Municipal de Icó torna-se propriedade particular do clã Nunes.

Marcos nunca gostou de estudar. Segundo dados apurados na Escola Vivina Monteiro por uma professora que prefere não se identificar, o atual prefeito icoense tem somente a 6ª série do ensino fundamental incompleto.

Dra. Lia Sammia se formou advogada, cumprindo com dedicação o currículo acadêmico. E depois virou juíza. Veio para Icó para colocar ordem na eleição de 2012 e fez seu trabalho da melhor maneira possível. Passou na frente de Marcos Nunes, que não chegara a terminar os estudos básicos, por conta da política, se tornando também empresário do ramo de forró. As opções de cada um estavam claras. Entre a política e a vida, Marcos ficava com a política. Já dra. Lia Sammia preferia ficar com os estudos. E hoje o primeiro sofre as consequências de ter participado de uma eleição limpa, transparente e sem as amarras da corrupção eleitoral, graças ao poder de pulso da juíza eleitoral desse município que, na última quarta-feira (10), mostrou mais um bom serviço à população: ordenou os funcionários do Cartório Eleitoral a recontarem todos os votos, com entrada liberada para os cidadãos averiguarem todo o procedimento, demonstrando mais uma vez que o processo eleitoral icoense foi realizado dentro da normalidade e sem fraudes.

Pois é! 

Como Marcos Nunes, dra. Lia Sammia também é jovem. 

E foi ela, com a sua poderosa caneta, que fez história em Icó e garantiu uma eleição dentro da Lei, não aceitando desvios de conduta por parte de quem quer que seja. Merece todo o nosso reconhecimento pelo labor realizado.

Ao prefeito fervorosamente derrotado nas urnas, no dia 07 de outubro (domingo passado), só nos resta reconhecer a péssima administração que fizeste, sendo um dos fatores para a sua derrocada, sem contar na incompetência de sua equipe, que manchou a sua imagem, perseguindo os cidadãos, e a famigerada "união pelo o Icó", que realmente fracassou e agora será muito difícil juntar os cacarecos que restaram.

Enfim, no último domingo (07), por volta das 21 horas, o candidato Jaime Júnior (DEM) era eleito prefeito municipal de Icó, para o mandato 2013/2016, com o seu vice-prefeito De Assis Pereira (DEM) e mais 15 vereadores. 

E viva a democracia!